Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Evento que causou apagão nacional ocorreu no Ceará, afirma ministro de Minas e Energia


O apagão nacional desta terça-feira (15), foi ocasionado após um evento no Ceará, segundo informou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em coletiva de imprensa. Ainda não se sabe a natureza da ocorrência, mas conforme Silveira, "uma sobrecarga no sistema do Ceará ocasionou o desligamento".

"O que se sabe é que para que haja um evento dessa magnitude, há de se haver uma redundância de fatos relevantes. E um desses fatos já está detectado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e aconteceu mais precisamente no norte do Nordeste, mais precisamente no Ceará", comentou o ministro.

O ocorrido interrompeu 16 mil MW de carga em estados. Silveira informou ainda que a energia demorou a voltar em estados nordestinos por conta da ocorrência inicial ter sido na região. O apagão aconteceu entre 8h29 e 14h49.

Apagão: uma das falhas ocorreu no Ceará, diz ministro

 


O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na tarde desta terça-feira, 15, que foram precisos "dois grandes eventos de grande magnitude concomitantes em linhas de alta capacidade" para causar blackout em todo o País. Um deles pode ter ocorrido no Ceará.

"O último relatório da ONS apontam que o único evento que se pode afirmar até este momento é este no norte do Nordeste, mais precisamente no Ceará. Mas pela robustez do sistema nos leva a presumir que tivemos um segundo evento que nos leve a uma falha dessa magnitude", afirmou.

Ele explicou que houve uma sobrecarga na região do Ceará que fez o sistema entrar em colapso naquela região. "ONS imediatamente agiu, modulou a carga que estava chegando no Sul, Centro-Oeste e Sudeste, o que fez que alguns locais tivessem perda energética. O fato é que Norte e Nordeste tiveram perda abrupta do sistema."

Ele ressaltou, no entanto, que dados técnicos devem ser revelados após 48 horas. Também informou que está oficiando o Ministério da Justiça para que seja aberto um inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido.

Sobre o processo de reestabelecimento de carga de energia, ele reforçou que o funcionamento no Nordeste demorou mais para se reestabelecido porque foi onde estava o problema.

"Norte e Nordeste sofreram mais tempo sem energia porque o ocorrido aconteceu no Nordeste brasileiro. Quando sistema detectou colapso, ele protegeu onde não tinha episódio. Nordeste foi onde aconteceu o evento e provavelmente o segundo também."

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário