Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Faustão segue na UTI e coração funciona 'como esperado' após transplante, diz novo boletim de saúde


O apresentador Fausto Silva continua intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do hospital Albert Einstein, em São Paulo, conforme boletim médico divulgado nesta segunda-feira (28). Faustão recebeu um transplante de coração nesse domingo (27).

"O paciente Fausto Silva, que foi submetido ontem, dia 27 de agosto, a um transplante de coração no Hospital Israelita Albert Einstein, permanece na Unidade de Terapia Intensiva sob sedação e respirando com auxílio de ventilação mecânica. Seu estado clínico é estável e as funções do coração estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas", diz boletim, assinado Dr. Fernando Bacal, enviado ao g1.

Segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, Faustão ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração. O Ministério da Saúde informou ainda no domingo que o apresentador foi priorizado devido ao seu estado de saúde.

ENTENDA PRIORIDADE DO APRESENTADOR

A prioridade de Faustão, inclusive, seguiu os preceitos indicados pelo Sistema Único de Saúde, que define os critérios com base na gravidade do quadro do paciente.

"A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção", confirmou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

Com a recusa da equipe médica do paciente que ocupava a primeira posição da lista, a oferta do SUS seguiu para o segundo paciente, Faustão. Com tipo sanguíneo B, receptores para um transplante de coração como o apresentador tem expectativa de receber o órgão no período entre 1 e 3 meses.

COMO OCORREU A CIRURGIA

Conforme o hospital Albert Einstein, a equipe médica levou Faustão ao centro cirúrgico na tarde de domingo, o que levou cerca de 2h30 para ser finalizado.

"O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", pontuou o boletim do hospital.

Confira abaixo alguns dos critérios usados para definição da lista de espera do SUS: 

O primeiro é a ordem cronológica de cadastro do paciente, definida por quem chegou primeiro à espera;

A gravidade do quadro também é analisada, pontuando pacientes que necessitam de internação constante e os colocando em prioridade em relação aos que aguardam o transplante em casa;

O tipo sanguíneo também é fator decisivo, já que um paciente só recebe órgão de um doador que tenha o mesmo tipo sanguíneo que ele;

Além disso, alguém alto e mais pesado não pode receber o coração de um doador muito mais baixo e magro;

O órgão precisa ser retirado do doador e transplantado no receptor em um intervalo de até 4 horas, o que também leva a considerar a distância geográfica entre doador e receptor;

Por fim, o tempo de isquemia, analisando, conforme os custos do SUS, se o órgão será transportado por carro ou avião.

http://blogdowilsonfilho.blogspot.com/

Vigilante sofre infarto e morre durante partida de futebol amador


Um vigilante morreu neste domingo (27) após sofrer um infarto durante um jogo de futebol em um campo no Bairro Padre Andrade, em Fortaleza. Adriano Barros Lima foi socorrido após desmaiar em campo, mas não resistiu.

A partida fazia parte do Campeonato de Futebol dos Vigilantes e estava sendo transmitida nas redes sociais. O vídeo mostra que Adriano estava caminhando depois de um colega finalizar uma jogada e de repente caiu desacordado no campo.

Ao perceber o ocorrido, um dos jogadores do time adversário alertou ao juiz, que parou o jogo, e as pessoas correram para socorrer a vítima.

Conforme o Sindicato dos Vigilantes do Ceará, Adriano foi levado a uma emergência, mas não resistiu. A entidade lamentou a morte do membro.

"É lamentável a perda desse grande companheiro de jornada e de luta. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com a família e amigos e nós colocamos à disposição. A família vigilante está de luto", diz um trecho da nota do Sindicato.

Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário