Foto Thiago Gadelha |
Uma coluna desabou e matou uma menina de 10 anos, dentro de uma residência, no bairro Damas, em Fortaleza, na tarde deste sábado (12). Outras duas crianças estavam no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 13h40.
A reportagem apurou, com policiais militares que atenderam a ocorrência, que a criança se balançava em uma rede, no quintal da casa, localizada na Rua Samuel Uchôa, quando uma coluna não resistiu, desabou sobre a criança e atingiu a sua cabeça.
A menina morreu no local, por volta de 13h30, deste sábado (12). Outras duas crianças brincavam nas proximidades do acidente. Uma irmã da vítima foi socorrida com escoriações nos braços, mas não corre risco de morte.
Foi enviada uma viatura de salvamento e, ao chegar no local, foi constatado pelo Samu o óbito de uma criança, conforme informou o Corpo de Bombeiros.
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi ao local, para isolar a área. A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) também foi acionada, para fazer a vistoria no local e recolher o corpo da criança.
https://elberfeitosa.blogspot.com/
Quem dorme entre 22 e 23 horas tem menos chances de desenvolver doenças cardíacas, diz pesquisa
Foto Freepik |
Trabalho, estudos e vida social. São muitas as atividades que nos impedem de ter uma rotina consistente de sono. Afinal, existe um horário ideal para dormir? Um estudo publicado em novembro de 2021 pela revista científica European Heart Journal-Digital Health e pela Universidade de Harvard aponta que pessoas que vão dormir entre as 22 horas e 22h59min têm uma probabilidade menor de desenvolver doenças cardíacas, além de aproveitarem uma noite de sono melhor.
Mais de 88 mil pessoas, entre 45 e 79 anos, participaram da pesquisa. Eles foram monitorados durante uma semana por meio de aparelho, colocado no pulso. Os participantes, além disso, responderam perguntas sobre seus hábitos e estilo de vida.
A partir disso, os pesquisadores acompanharam os voluntários por cinco anos e meio para identificar possíveis problemas cardiovasculares e ataques cardíacos.
Os resultados apontam que, em comparação com quem dormia entre as 22 horas e 22h59min, os índices de doenças cardiovasculares foram 25% mais altos entre os que se deitavam à meia-noite ou mais tarde, 11% mais altos entre quem começava a dormir às 23 horas e 24% entre quem começava antes das 22 horas.
Existe, portanto, uma relação entre o ritmo circadiano e a melatonina — hormônio responsável por induzir o sono —, segundo Alejandro Andersson, médico neurologista e diretor do Instituto de Neurologia de Buenos Aires.
“Se você for para a cama mais cedo do que o intervalo recomendado, terá mais dificuldade em adormecer porque a melatonina ainda não está completamente secretada”, diz ao periódico argentino La Nación.
Com informações do O Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário