Foto Site Metrópoles |
Nesta última terça-feira (1), em Brasília, o presidente Lula sancionou, durante cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei 3.643/15, de autoria do deputado federal e líder do governo José Guimarães (PT( que reconhece o transporte de pau de arara como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
O evento teve a presença de comitivas de Juazeiro do Norte (Região do Cariri) e do município de Canindé, além de lideres religiosos, prefeito e ex-prefeito. Os dois municípios cearenses são conhecidos internacionalmente pelas romarias ao Padre Cícero, em Juazeiro, e São Francisco das Chagas, de Canindé.
"Os paus de arara fazem parte da cultura desses locais. O próprio presidente Lula contou que migrou de pau de arara ao sair do Nordeste", disse Guimarães.
Com informações do Blog do Eliomar de Lima, via o Povo.
Farmácias no Ceará começam a realizar exames clínicos rápidos
Foto Saulo Roberto/Sistema Verdes Mares |
Redes de farmácias do Ceará já começaram a oferecer exames de análise clínica (EACs) como forma de triagem rápida de doenças, sem necessidade de envio a laboratórios. A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio, mas entrou em vigor no dia 1º de agosto.
Os EACs utilizam fluidos do próprio organismo, como sangue (desde que não retirado de veias ou artérias) e secreções. Antes, a Anvisa só permitia a realização de testes de Covid-19 e de glicemia nesse tipo de estabelecimento.
O presidente executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Ceará (Sincofarma), Fábio Timbó, explica que a experiência da pandemia foi essencial para que o Governo Federal percebesse a importância do acesso a alguns diagnósticos.
“Há um problema grave no Brasil de subnotificação de doenças, de população com pressão alta, diabetes, que nem sabia que tinha. Ela não vai substituir o teste ‘ouro’ dos laboratórios, mas é uma triagem porque a farmácia também é uma porta de entrada do sistema de saúde”, avalia.
https://elberfeitosa.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário