Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Reservatórios cearenses chegam a 49% de sua capacidade total

 


A reserva hídrica dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) passou dos 9 bilhões de metros cúbicos (m³) nesta última terça-feira (25). Os bons aportes refletem no volume atual dos reservatórios no Estado, que atingiram a marca de 49% da capacidade total.

O volume de água aportado já superou o montante do ano passado, de acordo com dados divulgados diariamente no Portal Hidrológico. Atualmente, o estado tem 59 açudes sangrando e mais 16 com volume acima de 90% da capacidade total.

Os valores são promissores, mas o uso eficiente da água é regra para a gestão dos Recursos Hídricos. “Estamos numa situação melhor se compararmos com os anos anteriores, mas não podemos perder de vista o hábito de economizar água, visto que não sabemos como será a próxima estação chuvosa”, frisou Yuri Castro, presidente da Cogerh.

As regiões hidrográficas do Ceará seguem com situações diferenciadas, embora nenhuma se encontre em condição “crítica”. As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%.

Já as regiões do Salgado, Serra da Ibiapaba e Alto Jaguaribe estão na zona “confortável”, com mais de 50% das reservas. Enquanto isso, as regiões do Curu, Sertões de Crateús e Médio Jaguaribe, seguem “em alerta“, que é quando as reservas marcam entre 30% a 50% de volume. A Bacia do Banabuiú passou de situação “muito crítica” (reservas abaixo de 10%) no começo deste ano para “em alerta”, percentual alcançado pela última vez em setembro de 2013. Todos os açudes da região estão em condições melhores do que estavam no início do ano. As recargas são um alento para a região que há pelo menos uma década convivia com insegurança hídrica em função do prolongado período de estiagem. Do início do ano até hoje, foram mais de 600 milhões de metros cúbicos de aporte na bacia, sendo o segundo maior aporte do Estado.

No Ceará, ministro da Justiça entrega viaturas e dá carta branca a Elmano para investir em segurança


O ministro da Justiça, Flávio Dino, visitou o Ceará, nesta quarta-feira (26), para entregar viaturas que serão utilizadas pelo Governo do Estado no combate à violência contra a mulher. Os 17 veículos entregues compõem o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II) e devem fortalecer as chamadas "Patrulhas Maria da Penha".

Em coletiva para a imprensa, no Palácio da Abolição, o ministro disse que os equipamentos são uma "primeira parcela" do crédito que o governador Elmano de Freitas (PT) tem com o governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Ele [Elmano] está recebendo 17 viaturas, 120 armas, vai receber Casa da Mulher [Brasileira]", citou Dino.

Além disso, o gestor contou que Elmano teve acesso a R$ 70 milhões recentemente para investir em segurança pública no Ceará e que, tão logo esse dinheiro seja totalmente despendido, o governador tem abertura para requisitar ainda mais junto à União. "O governador Elmano tem na gaveta direita da mesa dele um papel assinado por mim, em branco. Ele sabe que pode colocar lá o que for necessário. [...] Nós confiamos nessa equipe", assegurou o ministro.

Também participaram do evento a vice-governadora Jade Romero (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT), a senadora Augusta Brito (PT), a defensora pública geral Elizabeth Chagas, dentre outros parlamentares e autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário