Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 11 de abril de 2023

Preços de carros seminovos e usados no Ceará devem cair ao longo de 2023

 


Assim como as vendas de veículos novos tem apresentado bom desempenho, o mercado cearense de seminovos e usados se mostra aquecido. No primeiro trimestre de 2023, foram 40,9 mil unidades do segmento "auto" vendidas no Estado contra 34,5 mil em igual período de 2022, crescimento de 18,4%.

De acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), considerando apenas o mês de março, foram 15,4 mil veículos comercializados, alta de 15,6% na comparação com março do ano passado.

E os números podem continuar ascendentes considerando que existe uma perspectiva de queda nos preços ao longo do ano de 2023. De acordo com o presidente do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel-CE), Everton Fernandes, os carros devem ter uma deflação de 10% na comparação com meados do início do segundo semestre de 2022, quando houve um pico nos preços dos automóveis seminovos e usados.

Ele destaca que é sempre importante que haja um equilíbrio entre oferta e demanda no mercado de novos e seminovos. “O ano de 2020 foi de pandemia, com pouca produção, então temos aqui uma oferta reduzida de carros de três anos. Então não é interessante para nós que o mercado de novos passe por um desequilíbrio”.

Ceará inicia Plantão de Cirurgias nesta segunda (10); veja especialidades contempladas

 


Nesta segunda-feira, 10, começa o mutirão estadual para realização de cirurgias eletivas no Ceará. Os primeiros procedimentos serão feitos no Hospital Municipal de São Benedito, na região da Ibiapaba. O governador Elmano de Freitas (PT) e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, estarão no local para o lançamento do Plantão Cirurgias.

A iniciativa, prevista em lei pelo Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde, é realizada por meio de credenciamento de entidades com ou sem fins lucrativos.

Clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais (em convênio com o governo estadual) e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas são: Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia e Vascular.

INTERIOR

No último dia 3, os deputados estaduais aprovaram a possibilidade de celebração de convênios com as prefeituras cearenses para execução do Plano de Redução das Filas de Cirurgias. Com isso, os procedimentos poderão ser feitos, também, nos hospitais municipais. Conforme o Executivo, a visa fazer com que os residentes no interior do Estado não precisem se deslocar de suas cidades para fazer pequenas cirurgias atendidas pelo programa estadual.

“A Sesa identificou que, além dos hospitais particulares e filantrópicos, hospitais municipais de pequeno porte têm capacidade para fazer alguns tipos de cirurgias, como a de vesícula, por exemplo. Essas cirurgias poderiam ser feitas nos municípios menores, evitando deslocamento a hospitais maiores e, com isso, avançando no acesso às cirurgias”, afirmou o líder do Governo na Casa, Romeu Aldigueri (PDT).

Conforme o parlamentar, o Executivo investirá R$ 130 milhões na realização das cirurgias. Já Governo Federal, segundo o deputado, será responsável por outros R$ 25 milhões, repassados em parcelas a partir desta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário