Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Farias Brito, no Ceará, decreta estado de emergência após fortes chuvas

  No último domingo, uma barragem do município se rompeu e deixou casas completamente alagadas e destruídas

Barragem de açude rompe e água invade casas e comércios em Farias Brito

O município de Farias Brito, no Ceará, decretou estado de emergência após fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. O decreto agora aguarda apreciação dos governos estadual e federal.
No último domingo (9), uma barragem do município se rompeu e deixou casas completamente alagadas e destruídas. A água também invadiu comércios, causando prejuízos. Várias pessoas perderam tudo com as enchentes que também inundaram uma escola do município.
De acordo com o prefeito Francisco Austragézio, as chuvas causaram estragos em muitas áreas do município, acarretando a destruição de casas, passagens molhadas e estradas. "Precisamos da ajuda do governo do estado e da União para superar essa situação difícil".
Segundo a gestão municipal, o estado de emergência permitirá que a cidade receba ajuda financeira e recursos para reparar os danos causados pelas enchentes, além de garantir assistência aos moradores que foram afetados pelas chuvas.

Cidades em situação de emergência - Em todo o estado já são 19 cidades em situação de emergência e uma em situação de calamidade em decorrência das chuvas. Quase 3 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas e sete morreram. Outras 29 pessoas ficaram feridas e foram socorridas para unidades hospitalares.

Municípios em situação de emergência

Altaneira

Missão Velha

Aratuba

Antonina do Norte

Guaramiranga

Itapipoca

Uruburetama

Porteiras

Deputado Irapuan Pinheiro

Tururu

Senador Pompeu

Itapajé

Lavras da Mangabeira

Barreira

Pedra Branca

Umirim

São Benedito

Piquet Carneiro

Tabuleiro do Norte

O município que decretou situação de calamidade pública, até o momento, foi Milhã. Ao todo, 500 famílias ficaram desabrigadas, correspondendo a cerca de duas mil pessoas sem ter onde morar na cidade. O município tem 13 mil habitantes, e os desabrigados correspondem a 15% da população do município.

WhatsApp libera nova proteção contra roubo de conta; saiba como funciona atualização

 


O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (13), atualização para evitar roubos de conta de perfis por meio de ferramenta que faz confirmação quando houver tentativa de transferir as conversas para um novo celular. Todos os usuários poderão acessar a nova usabilidade aos poucos a partir desta quinta-feira (13).

Quando perceber comportamento fora do usual, o próprio WhatsApp fará pergunta no celular antigo, questionando se o usuário realmente quer migrar a conta para outro smartphone. Apesar disso, o aplicativo não divulga o que será considerado para classificar uma situação como suspeita.

No mesmo alerta, o horário e o modelo de celular em que foi realizada a tentativa de transferência será mostrado ao usuário. Além disso, o aplicativo vai declarar que a transferência remove totalmente a conta do celular antigo, cabendo a permissão ou não da migração.

Em caso de furto ou roubo do celular antigo, será possível solicitar uma segunda senha de uso único para prosseguir com a transferência. Assim, informa o WhatsApp, a intenção é evitar casos de perfis roubados em meio ao envio do código de verificação para terceiros.

Além da atualização, o WhatsApp fará verificações nos dispositivos para combater arquivos mal-intencionados no celular, evitando que esses aplicativos enviem mensagens sem permissão em nome dos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário