Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Governo do Ceará investe R$ 187 milhões em abastecimento de água para 41 municípios


Foto Helena Santos
O Governo do Ceará anuncia, nesta quarta-feira (5), no Palácio da Abolição, um investimento de mais de R$ 187 milhões voltado à implantação e melhoria de sistemas de abastecimento de água em 41 municípios do estado. A iniciativa promete beneficiar mais de 32 mil famílias, garantindo acesso à água de qualidade para cerca de 130 mil pessoas. 

A cerimônia de anúncio contará com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, do presidente da Cagece, Neuri Freitas, do presidente do Instituto Sisar, Marcondes Ribeiro, além de gestores municipais.

O aporte financeiro é proveniente do Fundo Estadual de Saneamento Básico (FESB) e do Programa Águas do Sertão (PAS), da Secretaria das Cidades. O Programa Águas do Sertão conta ainda com recursos do governo estadual, crédito externo do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e doações da União Europeia, por meio do Latin American Investment Facility (LAIF). A execução é realizada pela Secretaria das Cidades, com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e do KfW.

O FESB, por sua vez, é um fundo criado pelo Governo do Ceará que utiliza mecanismos próprios de gestão e financiamento para ampliar o acesso à água potável e ao saneamento básico, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Com informações do Site Opinião .

Lula classifica operação no Rio de Janeiro que matou 121 pessoas como ‘desastrosa’ e ‘matança’

Foto José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou, nesta terça-feira (4), como ‘desastrosa’ e ‘matança’ a operação das Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio, realizada no último dia 28. A declaração foi dada durante entrevista à Associated Press e Reuters..

"Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve matança", declarou o presidente, que está em viagem a Belém (PA).

Durante a conversa, Lula disse ainda: "O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa".

O gestor ainda defendeu que a Polícia Federal participe do processo de investigação das mortes. O tema deve ser tratado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em audiência na quarta-feira (5).

"Eu acho que é importante a gente verificar em que condições ela [a operação] se deu, porque até agora nós temos uma versão contada pela policia, contada pelo governo do estado e tem gente que quer saber se tudo aquilo aconteceu do jeito que eles falam ou se teve alguma coisa mais delicada na operação", disse Lula.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário