Web Radio Cultura Crato

domingo, 6 de julho de 2025

Tarifa Social passa a garantir até 100% de desconto na conta de luz no Ceará a partir deste sábado, 5

 


Foto Thiago Gadelha/SVM
A partir deste sábado (5), entram em vigor as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica no Ceará. Com a mudança, cerca de 480 mil famílias em situação de vulnerabilidade passarão a ter 100% de desconto na tarifa de energia, caso mantenham o consumo mensal de até 80 kWh. No total, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas no estado serão beneficiadas.

O desconto integral, no entanto, vale apenas para a parte da tarifa referente ao consumo. Os valores relativos a impostos e encargos — como ICMS, PIS, COFINS e taxa de iluminação pública — continuam sendo cobrados, o que representa cerca de 30% do valor total da conta.

Antes da mudança, o desconto concedido era escalonado, variando de 10% a 65%, conforme o consumo da residência. Agora, o novo modelo permite que famílias de baixa renda, ao consumirem até 80 kWh, tenham isenção total da tarifa de energia. Acima desse limite, o desconto segue proporcional. Por exemplo: quem consumir 100 kWh terá desconto total nos primeiros 80 kWh e pagará apenas pelo excedente.

Segundo a Enel Distribuição Ceará, esse consumo de 80 kWh representa, em média, uma conta de R$ 75. Com a nova regra, os beneficiários passarão a pagar apenas cerca de R$ 23 — valor correspondente aos tributos e taxas obrigatórias.

Entre os eletrodomésticos compatíveis com esse limite de consumo mensal estão uma pequena geladeira, uma TV, um ventilador e até cinco lâmpadas de LED, além de itens de baixo consumo, como carregadores de celular.

Com informações do Site O Estado.

Acidente entre carro e caminhão mata 6 pessoas da mesma família, no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Seis pessoas da mesma família morreram após o carro em que estavam colidir contra um caminhão, na CE-187, em Tamboril, no Interior do Ceará. A ocorrência aconteceu por volta das 22h30 dessa última sexta-feira (4). 

As seis vítimas foram identificadas como:

Raimundo Nonato de Oliveira, de 55 anos.

Silvia Helena de Sousa Patrício, de 59 anos.

Carla Enyd Alves Araújo, de 27 anos.

Maria da Penha Sousa Patrício, de 38 anos.

Luis Miguel Alves Araújo, de 1 ano.

Wallace Rian Pereira de Oliveira, de 5 anos.

Segundo informações da TV Verdes Mares, o automóvel saiu do Distrito de Sucesso e ia com destino a Crateús, cidade natal da família. Após entrar em uma rotatória, o carro se chocou contra o caminhão, que seguia na via principal.

Após o sinistro, o veículo de grande porte, que carregava frangos, tombou e espalhou a carga pela pista. As vítimas ficaram presas às ferragens e não sobreviveram aos ferimentos.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário