![]() |
| Foto Shutterstock |
A partir desta terça-feira, 1º de julho, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos, terá novas regras, com foco no reforço da segurança, verificação de dados e padronização de procedimentos.
Conforme a resolução publicada em março pelo Banco Central (BC), será obrigatória a verificação prévia para registro de chaves e alterações manuais por parte das instituições ou bancos.
Ou seja, antes de criar uma chave Pix, é necessário concluir todo o processo de abertura da conta, incluindo validação do titular. Além disso, desde abril, o CPF ou CNPJ precisam estar em situação regular na Receita Federal para finalizar o processo.
“Com as novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal. Para garantir que os participantes do Pix cumpram as novas regras, o BC irá monitorar periodicamente a conduta dos participantes, podendo aplicar penalidades para aquelas instituições que apresentem falhas nesse processo”, informam.
Também estão previstas alterações para 1º de outubro de 2025, com novas regras para portabilidade de chaves e reivindicação de posse.
A transferência ou reivindicação de uma chave Pix para outra instituição só poderá ser feita se houver validação dos dados do titular, como nome e CPF/CNPJ.
Outro alvo da medida é o registro de chaves com nomes diferentes para aplicar golpes. Nesse sentido, o BC vai monitorar o cumprimento das medidas. Os bancos e financeiras que desrespeitarem poderão levar multa, a partir de R$ 50 mil.
Com informações do O Povo.
Acidente de trânsito em Várzea Alegre deixa motociclista morto
![]() |
| Foto Reprodução |
Um motociclista morreu após sofrer um acidente de trânsito na CE-060, trecho que liga Várzea Alegre e Iguatu, na altura do Sítio Bacupari, no distrito de Naraniú, em Várzea Alegre, na manhã deste último domingo (29),
O condutor é identificado por Mailton Borges de Oliveira, mais conhecido por “Nem”, de 29 anos, agricultor. Informações colhidas pela Polícia Militar, no local, apontam que o acidente ocorreu às 06h. A PM não informou o que ocasionou a fatalidade.
A moto conduzida por Mailton, e que foi encontrada ao seu lado, era uma Honda/CG150 FAN ESDI, cor vermelha, placa: OSF6145, inscrição de Cedro\CE.
Além do veículo, policiais encontraram no local objetos pessoais como documentos e um aparelho celular.
Tanto os objetos, quanto a moto, foram entregues a uma tia de Mailton era solteiro e residia no sítio Junco, zona rural de Cedro. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal – IML da cidade de Iguatu.
Com informações do Site Várzea Agora.


Nenhum comentário:
Postar um comentário