Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 1 de julho de 2025

Em nova ação, Glêdson Bezerra e Tarso Magno têm mandatos cassados em primeira instância pela Justiça Eleitoral

 

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), e o vice-prefeito, Tarso Magno (Progressistas), tiveram os mandatos cassados, em primeira instância, por determinação do juiz da 28ª Zona Eleitoral do município. Eles podem recorrer da sentença enquanto permanecem nos cargos.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) pede a condenação da chapa vencedora das eleições de 2024 por abuso de poder político e econômico. Na decisão, o juiz Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante determina, além das perdas dos mandatos, a realização de novas eleições e a inelegibilidade de Glêdson por 8 anos.

A denúncia foi apresentada pela coligação “Fé, União e Trabalho”, representada pelo deputado estadual Fernando Santana (PT), segundo colocado na disputa pela prefeitura de Juazeiro do Norte do ano passado. A cassação acontece três dias depois que o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) rejeitou outra ação contra Glêdson e Tarso por abuso de poder político e econômico.

Nesta nova decisão, a Justiça Eleitoral leva em consideração possível uso de uma aeronave por Glêdson, sem declaração. O prefeito utilizou um monomotor para ir ao debate da Band Ceará, no dia 11 de agosto, após problemas em um voo comercial.

Além disso, a denúncia aponta a distribuição de supostos benefícios fora do período legal, como cestas básicas, óculos, lentes e aparelhos auditivos.

Ceará terá aumento de 60% no número de emissões da Carteira de Identidade Nacional, em todo o estado

O Governo do Ceará, por meio da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da Secretaria da Proteção Social (SPS), anuncia uma ampliação significativa do total de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o estado. A medida tem como objetivo facilitar o acesso da população ao novo documento, que torna único o número de registro em todo o território nacional e aumenta a segurança contra fraudes.

Com a iniciativa, o total de atendimentos realizados nos equipamentos do Governo do Estado terão um aumento de 60%, passando de 500 mil pessoas atendidas no primeiro semestre de 2025 para 800 mil emissões prevista no segundo semestre. Já nos postos vinculados às prefeituras do interior, o crescimento será ainda mais expressivo: um incremento de 100% na capacidade de atendimento, resultado de uma articulação conjunta com os municípios para descentralizar e interiorizar o serviço.

A nova Carteira de Identidade Nacional traz avanços importantes, como a padronização nacional do número de registro — agora vinculado ao CPF —, além de novos elementos de segurança e a versão digital disponível no aplicativo Gov.br.

A Pefoce, responsável pela coordenação técnica e operacional da identificação civil no Ceará, juntamente com a SPS, que é responsável pelos atendimentos nas unidades do Vapt Vupt e das Casas do Cidadão, é uma instituição essencial nessa ampliação, que envolve investimentos em estrutura física, aquisição de equipamentos e capacitação das equipes envolvidas no atendimento à população.

Essa expansão reflete o compromisso do Governo do Ceará com a cidadania, a inclusão social e a modernização dos serviços públicos, assegurando que cada vez mais cearenses tenham acesso ao novo documento de identidade.

Por Ascom Pefoce

Nenhum comentário:

Postar um comentário