Web Radio Cultura Crato

sábado, 31 de maio de 2025

Fiocruz: 72,5% dos óbitos por SRAG estão relacionados à influenza A

 

O boletim semanal InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (29), indica que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza A têm atingido níveis de incidência de moderada a muito alta em jovens, adultos e idosos. O documento destaca a alta mortalidade de idosos e crianças de até dois anos de idade, em consequência da doença. 

O vírus tem maior incidência em crianças pequenas, seguida pela população idosa. Entre os óbitos, nas últimas quatro semanas, o maior número de vítimas positivas da doença foi de 72,5% para influenza A; 1,4% para influenza B; 12,6% para VSR; 9,7% para rinovírus; e 5,9% para Sars-CoV-2.

O boletim indica que as hospitalizações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que atingem sobretudo as crianças pequenas, têm apresentado início de queda nos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Já a influenza A apresenta estabilização da doença no Mato Grosso do Sul e no Pará, embora os casos da doença ainda permaneçam em níveis altos de incidência nesses estados.

Os dados laboratoriais por faixa etária indicam que o aumento dos casos de SRAG nas crianças de até 4 anos tem sido impulsionado principalmente pelo VSR. O rinovírus e a influenza A têm contribuído para o aumento dos casos de SRAG na faixa etária de até 4 anos, assim como nas crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. Já a influenza A tem sido o principal vírus responsável pelo aumento dos casos de SRAG entre adultos e idosos e jovens a partir dos 15 anos.

A pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella ressalta a importância da vacinação diante do atual cenário epidemiológico e reforça que é fundamental levar as crianças, os idosos e outros grupos prioritários para se vacinarem contra o vírus.

“A vacina ainda leva por volta de uns 15 dias para fazer efeito, então quanto antes esse grupo tomar a vacina, melhor”, avaliou a especialista.

Por Agência Brasil

Senado aprova reajuste salarial de servidores federais

 

O plenário do Senado Federal aprovou, em votação simbólica, nesta quarta-feira (21), o projeto de lei que reajusta os salários de várias categorias dos servidores públicos federais. O texto agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com impacto de R$ 17,9 bilhões em 2025 e de R$ 8,5 bilhões em 2026, os reajustes diferenciados por categorias cumprem acordos acertados com as diversas categorias de servidores no ano passado. Para as categorias sem acordo ou sem negociação, o texto concede aumento de 9% em 2025 e de 9% em 2026.

Por causa do atraso na aprovação do Orçamento deste ano, o reajuste deste ano começou a ser pago em maio, de forma retroativa a janeiro, com base na Medida Provisória (MP) 1.286.

Esta MP consolidou os reajustes salariais de diversas categorias e perderá a validade em 2 de junho. O texto acabou sendo replicado em projeto de lei em regime de urgência por um impasse entre a Câmara e o Senado na tramitação de MPs, e precisava ser aprovado antes do fim da validade da MP, para que os reajustes não fossem interrompidos.

Reforma administrativa

Diante da pressão de várias categorias e da falta de acordo, ainda durante a tramitação do projeto na Câmara, os parlamentares decidiram deixar parte da reestruturação de carreiras para a reforma administrativa. Somente as reestruturações que constam do texto original foram aprovadas, mas as sugestões incluídas durante a tramitação na Casa ficaram para o grupo de trabalho.

Os deputados rejeitaram cerca de 60 emendas, mas aprovaram uma que evitou a inclusão de 27 carreiras ou plano de cargos no Sistema de Desenvolvimento da Carreira (Sidec), que unifica as regras para incorporar gratificações com base em avaliações de desempenho. Os senadores mantiveram essas alterações.

Com 45 dias para apresentar uma proposta e um representante de cada partido, o grupo de trabalho da reforma administrativa discutirá os seguintes temas:

  • progressão funcional;
  • enquadramentos;
  • alterações de nomenclatura de cargos;
  • concessões de outros reajustes;
  • criação de carreiras não previstas no texto original.

Por Agência Brasil

Lançada a programação da nova FM de Juazeiro: JM 107,1 Mhz, a primeira adulta contemporânea do Cariri

 

Demontier Tenório. (Foto: Reprodução)  site miséria

Radialista Jota Rodrigues apresentando a programação da nova emissora

Juazeiro do Norte está ganhando mais uma emissora de rádio que vai compor o Sistema Vale de Comunicação. As apresentações da proposta e da programação da Rádio JM 107,1 aconteceram na noite de quinta-feira (29) no auditório do Iuá Hotel. A mesma já está no ar há algumas semanas, em fase experimental, e a programação começa prá valer dia 8 de junho no seu moderno stúdio montado na Rua Monsenhor Esmeraldo no mesmo prédio onde funciona a Vale FM (99,9 Mhz) no bairro Franciscanos.

Trata-se de uma parceria que reúne o radialista e promotor de eventos, Jota Rodrigues, e o empresário Mauro Macedo, o “Maurinho”, um apaixonado pela comunicação. Como definiram, será uma rádio adulta contemporânea focada em boa música baseada na mesclagem dessa contemporaneidade, clássicos de outras décadas reunindo canções nacionais e internacionais de gêneros variados, além de informações a todo instante 24 horas no ar.

O lançamento da nova emissora reuniu vários empresários caririenses e profissionais da Vale FM, que já traz consigo a marca de emissora mais ouvida no Sul do Ceará. A JM 107,1 é resultante do processo de migração da antiga Verde Vale AM perante o Ministério das Comunicações. De acordo com Jota Rodrigues, já é possível captá-la, também, pela Internet em Rádios Net e Tudo Rádio.

Ele acrescentou que será uma emissora Classe E, sendo única no Cariri com tal classificação. Disse mais estar tecnicamente bem acima do padrão observado no Ceará com equipamentos de última geração, a partir do seu transmissor com 10 KW de potência. Ele vai mandar o som limpo e cristalino para a torre instalada na Colina do Horto, o ponto mais alto de Juazeiro.

Nisso, garantirá um raio de penetração na ordem de 200 Km fazendo chegar o som a cinco estados nordestinos: Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. De acordo com Maurinho, o estilo da rádio deve ocupar um espaço órfão no mercado mirando num público qualificado que, segundo o Ibope, supera a marca dos 50% das pessoas pesquisadas.

Durante o encontro foi apresentada a equipe de locutores começando por Jota Rodrigues que, também, vai dirigir a emissora. Além dele, os radialistas Paulo Silva, Bell Santana (uma aposta da emissora nessa jovem comunicadora que é filha da consagrada locutora da Rádio Tempo FM, Lucinete Santana), Alan Duarte e Farias Junior. Não haverá jornais, mas a inserção de notícias sobre os mais variados temas no decorrer da programação.

Jovem morto por espancamento em Missão Velha no dia do aniversário e mecânico morreu num acidente em Nova Olinda

 

Duas mortes violentas foram registradas nesta sexta-feira (30) na região do Cariri.
Demontier Tenório. (Foto: Reprodução)  site miséria

Weberson foi assassinado em Missão Velha no dia do seu aniversário de 20 anos

Duas mortes violentas foram registradas nesta sexta-feira (30) na região do Cariri. Por volta das 08h30min o mecânico Márcio Nolberto Carvalho, de 40 anos, se envolveu num acidente com seu veículo e morreu ao dar entrada no Hospital de Nova Olinda. Ele residia na Rua Avelino Feitosa (Bairro Cruzeiro) naquele município e o acidente aconteceu no Sítio Zabelê na zona rural de Nova Olinda. Márcio foi socorrido, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos.

Antes, aos 30 minutos da madrugada de hoje, o agricultor Weberson José dos Santos, de 20 anos, completados nesta quinta-feira, deu entrada sem vida no Hospital Geral de Missão Velha. Ele residia no Sítio Olho D’água de Fora naquele município e foi encontrado na CE-153 perto da capela do Sítio Riacho Seco. O rapaz foi socorrido por um amigo num Fiat Strada de cor branca e ainda houve tentativa de reanimação no hospital, mas já não mais surtiram efeito.

A médica plantonista observou sinais de espancamentos e acionou a polícia para que o corpo fosse removido pelo rabecão a fim de ser necropsiado na Pefoce do Cariri. Weberson não respondia procedimentos criminais e um Inquérito Policial foi instaurado esta manhã na Delegacia de Polícia Civil de Missão Velha. Ele vai ser presidido pelo delegado Ronaldo Leite que já ouviu algumas pessoas e tem conhecimento sobre a autoria do crime, mas optou por não revelar nomes.

Este foi o primeiro homicídio do mês de maio em Missão Velha e o sexto do ano no município ou 200% a mais que os dois registrados ano passado. O último deste ano tinha acontecido dia 16 de março quando José Alisson da Silva, de 25 anos, o “Lassin”, foi morto a tiros na Rua Coronel José Dantas no centro. Ele residia Rua Vicente Fechine, era usuário de drogas e respondia por furto.

Capitão da PM é morto dentro de quartel no Maranhão

 Acusado é um Tenente da PM – Veja a matéria

Dois homens são mortos a tiros em via pública no Ceará

Polícia Civil do Ceará investiga o caso

    PMCE foi acionada para colher indícios do crime

Dois homens foram mortos a tiros em uma via pública no município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nesta sexta-feira, 30. Os corpos foram encontrados em um matagal com diversas perfurações de disparo de arma de fogo. Apenas uma das vítimas foi identificada, sendo um jovem de 19 anos. A investigação apontou que o homem, quando adolescente, respondeu por ato infracional análogo ao crime de furto. Um segundo homem não foi identificado formalmente.
No local, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Perícia Forense (Pefoce) foram acionadas e colheram indícios que vão auxiliar nas investigações do duplo homicídio. Nenhum suspeito do crime foi preso. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) investiga o crime. O caso está a cargo da 2ª Delegacia de Pacatuba, unidade da Polícia Civil.

Mais de 350 aprovados em concurso de saúde são convocados pelo governo do Ceará

Foto Carlos Gibaja/Governo do Ceará
Nesta sexta-feira (30), em suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas, acompanhado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, anunciou a convocação de 357 novos profissionais de saúde para integrarem a rede pública do Ceará. A nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e abrangerá cerca de 13 categorias.

Durante a live no instagram, Elmano comentou sobre a importância de nomear mais médicos no estado.

“Essa é uma notícia muito importante, a publicação no Diário Oficial (do Estado) a convocação de mais de 350 profissionais de saúde, conforme o nosso compromisso em lei, de convocar até 6 mil aprovados no concurso para a saúde estadual. Esse é um reforço muito importante para a saúde no Ceará”.

Sobre a convocação

A convocação conta com: 65 profissionais da área médica, 48 da área administrativa e 244 da área assistencial. De acordo com a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, esses profissionais vão fortalecer o atendimento em 18 unidades da rede estadual.

“São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, ou seja, são das mais diversas áreas. Além disso, temos também profissionais do administrativo. Isso é o Governo do Ceará cumprindo o compromisso e seguindo rigorosamente o cronograma”, concluiu.

Desde 2023, já foram convocados 3 mil profissionais para garantir uma saúde pública comprometida com o bom atendimento à população cearense. Foram oito convocações desde o início das chamadas, em maio de 2023, sendo quatro convocações do concurso da Saúde em 2024.

Com informações do Governo do Ceará.

Ceará encerra a quadra chuvosa de 2025 com 27 açudes sangrando

 


Foto Anderson Oliveira
O Ceará finaliza a quadra chuvosa de 2025 com um cenário positivo em relação ao armazenamento de água. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), os 157 açudes monitorados no Estado encerram o mês de maio com 55% da capacidade total preenchida. Ao todo, são 10,2 bilhões de metros cúbicos armazenados, dos 18,5 bilhões possíveis.

Nesta sexta-feira (30), 27 reservatórios atingiram a capacidade máxima e estão sangrando — entre eles o açude Orós, o segundo maior do Ceará, que verteu no dia 26 de abril. Outros 35 açudes já superaram 90% do volume total, consolidando a temporada como uma das mais positivas dos últimos anos, apesar de desigual entre as regiões.

Entre os açudes que atingiram sua capacidade máxima, destacam-se nomes importantes como o Acaraú Mirim (Massapê), Jenipapo (Meruoca), Sobral (Sobral), Quandú (Itapipoca), Amanary (Maranguape) e Pacajus. O número expressivo representa a eficiência das chuvas que, apesar de moderadas, caíram com intensidade suficiente em determinadas regiões do Estado.

O bom desempenho, no entanto, não foi uniforme. Conforme já havia sido previsto pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve maior concentração de chuvas no Norte do Estado, enquanto o Sul e o Sertão Central enfrentaram precipitações abaixo da média.

A bacia do Litoral, por exemplo, apresenta a situação mais confortável, com 98,7% de sua capacidade hídrica. Por outro lado, a bacia do Sertão de Crateús amarga o pior índice entre as 12 regiões monitoradas, com apenas 20,3% de volume preenchido.

Dos três maiores açudes do Ceará, apenas o Orós (capacidade de 2,1 bilhões de m³) verteu em 2025. O Castanhão, maior reservatório do Estado, com capacidade para 6,7 bilhões de m³, está com 29,7% do volume preenchido, o equivalente a 1,99 bilhão de m³ — o pico do ano foi 30%, registrado neste mês. Já o Banabuiú, terceiro maior açude cearense, tem 36,7% da capacidade armazenada, o melhor índice registrado em 2025.

A quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio, apresentou comportamento dentro da média histórica, ainda que com variações significativas. Em fevereiro e março, os índices ficaram levemente acima da média esperada, com 124,2 mm (2,4% acima) e 205,1 mm (quase igual à média de 206,5 mm), respectivamente.

Abril, no entanto, destoou negativamente: o acumulado foi de apenas 120 mm, quando o esperado era 190,7 mm — uma queda de 37,1%, o pior desempenho para o mês nos últimos oito anos.

Mesmo com um abril mais seco, o saldo da quadra chuvosa de 2025 é considerado satisfatório. O volume acumulado nos açudes representa um aporte de 5,88 bilhões de metros cúbicos apenas neste ano. Esse desempenho é essencial para garantir o abastecimento humano, a produção agrícola e a sustentabilidade hídrica do Estado nos meses mais secos.

A expectativa agora é que o volume acumulado seja gerenciado com responsabilidade, especialmente nas regiões que ainda enfrentam escassez, como o Sertão de Crateús. Para especialistas, o monitoramento constante e a adoção de políticas de uso consciente da água seguem sendo fundamentais, mesmo em anos de bom desempenho pluviométrico.

Com informações do Portal GC Mais.

Energia elétrica ficará mais cara em todo o Brasil em junho

Foto Thiago Gadelha 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (30), o acionamento da bandeira vermelha, no patamar 1, para o mês de junho. No mês de maio, por exemplo, a bandeira em vigor era a amarela, o que indica um aumento no custo da energia para os consumidores.

Com a mudança, as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos. Todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional passarão pela mudança.

Segundo a Aneel, a medida ocorre após queda no volume de chuvas e uma diminuição da geração de energia por hidrelétricas, conforme apontam projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Dessa forma, aponta a agência, a bandeira vermelha é necessária por conta do acionamento de usinas termoelétricas, que possuem custo de produção mais elevado.

Na última semana, o diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto, apontou que os níveis de armazenamento estão abaixo de 71%, menor do que os 75% registrados no mesmo período de 2024. Dessa forma, as condições desfavoráveis já apontavam a mudança.

Com informações do Diário do Nordeste.

Criança nordestina viraliza na internet ao montar e 'adestrar' porco para ir à escola

 


Foto Reprodução / Redes sociais
De apenas 9 anos, Gutinho Rocha, o "Menino do Sertão", como é conhecido nas redes sociais, ganhou a internet com sua destreza ao montar animais pouco convencionais. 

Natural de Alagoas, a criança contou ao Diário do Nordeste que tem “domado” sua porca para ir à escola: “Ela já está quase domada”. 

Os vídeos dessa missão já passam de 150 milhões de visualizações apenas no Instagram. Obstinado, o garoto conta que quer ser famoso para retribuir tudo o que os seus pais já fizeram por ele. Além disso, nos planos do jovem também estão “faculdade e ser ator”.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 31 milhões

Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
As seis dezenas do concurso 2.870 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 31 milhões.

Por se tratar de um concurso com final zero, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5

Com informações da Agência Brasil.

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Enel e SSPDS apreendem 100 kg de cabos em ação contra furtos no CE

 



Nesta quarta-feira (28), cerca de 100 quilos de cabos de energia elétrica foram apreendidos durante uma operação conjunta da Enel Ceará com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A ação, realizada em sucatas localizadas nos bairros Siqueira e Vila Peri, resultou na condução de suspeitos à delegacia e o caso segue sob investigação. A apreensão faz parte de uma megaoperação iniciada nesta semana para reforçar o combate ao furto de cabos no estado.

Com o objetivo de identificar possíveis receptadores de materiais furtados da rede elétrica, a força-tarefa tem como foco a fiscalização de sucatas e ferros-velhos em diversos pontos de Fortaleza e Região Metropolitana e possui duração prevista de 30 dias.

Ao todo, 40 técnicos da distribuidora e profissionais dos órgãos de segurança pública estão trabalhando em campo, a atividade deverá durar em torno de 30 dias. Neste ano, mais de 80 quilômetros de cabos de energia já foram furtados em todo o Ceará. De janeiro a abril deste ano, a distribuidora já realizou mais de 30 operações em campo, resultando em 9 prisões por furto ou receptação de material furtado. No ano passado, mais de 20 operações em campo foram realizadas com apoio de forças policiais e equipes da distribuidora. Em reflexo a essas ações, o número de prisões por furto de cabos ou receptação desses materiais furtados cresceu pelo segundo ano consecutivo. Em 2024, o aumento foi de quase 60% em relação a 2023, totalizando 35 pessoas presas no Ceará.


Câmara dos Deputados aprova projeto de José Guimarães que concede CNH gratuita para pessoas de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o Projeto de Lei 3965/2021, de autoria do deputado federal José Guimarães (PT-CE), que cria um mecanismo para custear a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda.

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro e autoriza a destinação de parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito para financiar o processo de habilitação de condutores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

A medida representa um avanço importante para a inclusão social e profissional de milhares de brasileiros. Com a CNH custeada pelo Estado, pessoas em situação de vulnerabilidade terão mais chances de conquistar empregos formais que exigem o documento, especialmente no setor de transporte, logística e serviços.

“O acesso à CNH não pode ser privilégio de poucos. Esse projeto é sobre justiça social, mobilidade e dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”, afirmou José Guimarães.

Além de reduzir o número de motoristas não habilitados nas ruas, o projeto fortalece a segurança no trânsito e promove a legalidade. A expectativa é de que, com a sanção da proposta, estados possam criar programas locais de CNH Popular com base nessa nova legislação.


Defesa de Bolsonaro pede dispensa de 4 testemunhas na ação do golpe


A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta quinta-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a dipensa do depoimento de quatro testemunhas na ação penal sobre a trama golpista. Os depoimentos estão previstos para esta sexta-feira (30).

Os advogados pediram ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, a homologação da desistência das oitivas dos ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Gilson Machado (Turismo), além do advogado Amauri Feres Saad, acusado de ser o autor intelectual da minuta do golpe, e de Ricardo Peixoto, ex-médico cardiologista da Presidência da República.

Até o momento, continuam previstos os depoimentos do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do ex-secretário de Tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Giuseppe Dutra Janino e de mais três testemunhas.

Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista viraram réus no STF e passaram a responder a uma ação penal pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Núcleo 1

Os oito réus que compõem o chamado núcleo crucial do golpe e tiveram a denúncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março, são:

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;

Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022;

General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;

Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;

Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;

Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;

Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Por Agência Brasil