Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Lula diz que virá ao Ceará em dezembro anunciar a implantação de uma unidade do ITA

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (31), que virá ao Ceará em dezembro para anunciar a instalação de uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O anúncio foi feito durante a ‘live’ semanal do presidente nas redes sociais.

A unidade do ITA no Ceará já teve a fase inicial de estudo de viabilidade concluída e agora espera aprovação presidencial para avançar. Pela declaração do presidente, a decisão política de implantação da escola já foi tomada.

O instituto, ligado às forças armadas, é uma das maiores escolas de engenharia do País e tem como única sede o município de São José dos Campos, em São Paulo.

Na live, ao falar de educação, Lula destacou que a abertura da sede do instituto no Ceará é um reconhecimento ao empenho dos estudantes que são maioria nas aprovações.

“Por enquanto, não estou podendo fazer viagem de avião, mas em dezembro vou ao Ceará para anunciar a instalação do ITA, um prêmio aos estudantes deste estado. E uma decisão importante para o Nordeste”, disse o presidente.

Israel bombardeia campo de refugiados em Gaza e mata 50 pessoas


As forças militares de Israel efetuaram um ataque aéreo contra um campo de refugiados na Faixa de Gaza, território palestino controlado pelo grupo islâmico Hamas. O diretor do Hospital Indonésio de Gaza disse à rede de televisão Al Jazeera que mais de 50 palestinos foram mortos e 150 ficaram feridos.

À medida que a batalha dentro do território palestino governado pelo Hamas se intensifica, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeita apelos internacionais para a suspensão dos combates.

Israel, por sua vez, afirmou que suas forças lutaram contra homens armados do Hamas dentro da vasta rede de túneis dos militantes sob Gaza. Os túneis são um objetivo primordial para Israel, que expande as operações terrestres dentro de Gaza para eliminar o Hamas, responsável por centenas de mortes de civis em uma festa em território israelense, no início de outubro. Foi esse ataque que desencadeou o atual capítulo de uma guerra histórica entre israelenses e palestinos.

“No último dia, as IDF (Forças de Defesa de Israel) juntas atingiram aproximadamente 300 alvos, incluindo mísseis antitanque e postos de lançamento de foguetes abaixo de poços, bem como complexos militares dentro de túneis subterrâneos pertencentes à organização terrorista Hamas”, disseram os militares israelenses em um comunicado.

Também através de um comunicado, o Hamas afirmou que os seus combatentes estavam envolvidos em batalhas com as forças terrestres israelenses que, segundo eles, estavam sofrendo perdas. “A ocupação está empurrando os soldados para a orgulhosa Gaza, que será sempre o cemitério dos invasores”, disse o Hamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário