Um projeto da Universidade Estadual do Ceará (Uece) pretende clonar espécimes do veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) até o segundo semestre de 2024. O animal é encontrado em todo o Brasil, mas no Nordeste, conforme os pesquisadores que conduzem o projeto, a população do bicho tem diminuído, o que despertou temores de que ele possa desaparecer na região.
A pesquisa é conduzida dentro do projeto Inovafauna, que gira em torno de três eixos: criar planos de ação para preservação de espécies em risco no Ceará; desenvolver estratégias e treinamentos para a prática de observação de pássaros, conhecida como birdwatching; e usar a técnica de clonagem para auxiliar na preservação de espécies ameaçadas.
Atualmente, os pesquisadores, vinculados à Faculdade de Veterinária da Uece em Fortaleza, estão na fase de produção de embriões clones. Após a produção dos embriões, vem a fecundação, em que as fêmeas que vão servir de barriga de aluguel recebem os embriões e dão início à gestação.
O professor Vicente Freitas, um dos participantes do Inovafauna, indica que a técnica de clonagem para preservação de espécies já foi utilizada em outras partes do mundo.
“Essa biotécnica da reprodução, no caso a clonagem, ajuda essas espécies que a gente já sabe que tem um número pequeno de indivíduos, e então os métodos tradicionais de reprodução não fariam um efeito imediato necessário”, explica.
Com informações do G1 Ceará.
Policial reage e mata suspeito durante assalto a ônibus, no Ceará
Foto SSPDS/Divulgação |
Um policial militar reagiu e matou um suspeito a tiros durante um assalto no ônibus que ele estava no Bairro Damas, em Fortaleza, na manhã deste sábado (11).
Segundo a Polícia Militar, o agente estava a caminho do serviço quando um homem entrou no coletivo, anunciou o roubo e com um revólver em punho passou a recolher os pertences dos passageiros.
Durante a ação, o agente reagiu as ameaças, houve um confronto e o suspeito foi atingido por disparos. Uma ambulância do Samu foi acionada, mas quando os socorristas chegaram o homem já estava sem vida no interior do veículo.
Ainda conforme a PM, o militar recolheu a arma usada pelo suspeito e se apresentou no 34º Distrito Policial, onde prestou depoimento. A arma do criminoso ficou apreendida.
Com informações do G1 Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário