Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Polícia Federal cumpre ação no Ceará por vazamento da prova do Enem 2023

Raiana Lucas   Foto: Fernanda Barros

Além do Ceará, a PF também realizou diligências no Rio Grande do Sul.
A Polícia Federal (PF) intensificou o monitoramento para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, que ocorreu neste domingo (12), e realizou diligências no Ceará após identificar vazamentos de prova. Foram identificadas oito pessoas que compartilharam imagens dos Cadernos de Questões após o início das provas no primeiro domingo do exame.

As pessoas que cometeram irregularidades relacionadas ao Enem em diferentes cidades do Brasil, como Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF), foram ouvidas em depoimentos. Além do Ceará, a PF também realizou diligências no Rio Grande do Sul.

Durante a operação, foram apreendidos materiais suspeitos de serem usados para fraudar o Enem em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA). Foi realizado o rastreamento de postagens em redes sociais e as empresas responsáveis pelo gerenciamento foram notificadas para preservar as imagens das provas.

A operação de segurança para a aplicação do Enem 2023 já identificou oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões durante as provas do primeiro domingo, que foram aplicadas em 5 de novembro.

As fotografias foram detectadas por meio do monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que prontamente acionaram a Polícia Federal para investigar as irregularidades.

Após as investigações, não há nenhuma informação sobre postagens de conteúdo da prova antes do horário estipulado para o início da aplicação.


Homem é executado enquanto dormia em caminhão de vaquejada em Varjota


Um jovem de 30 anos foi morto a tiros na madrugada deste domingo (12/11), dentro de um caminhão que estava estacionado no Parque de Vaquejada Leandro Ximenes, no bairro Balneário, em Varjota.

Aldir Fernandes de Sousa Júnior, residente no distrito de Macaraú, em Santa Quitéria, havia participado do evento horas antes no local e estava dormindo em cima do veículo, quando por volta das 5h, o criminoso, cuja características ainda são desconhecidas, chegou a pé e próximo de onde ele estava deitado, efetuou quatro disparos contra a cabeça da vítima, que morreu na hora. Após os disparos, o homem fugiu tomando rumo ignorado.

A Polícia Militar foi acionada e faz diligências pela região no intuito de tentar identificar e capturá-lo. O corpo de Aldir Júnior foi encaminhado para o núcleo da Perícia Forense de Sobral.

A investigação da Polícia Civil deve apurar se houve algum acontecimento ou desentendimento nas horas que antecederam o homicídio no local, porém segundo informações, há cerca de um mês a vítima teria recebido ameaças de morte por telefone.

A cidade de Varjota vive dias tensos na segurança pública, sendo este o segundo crime de morte em duas semanas.

Fonte: A Voz Sta. Quitéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário