As pessoas que cometeram irregularidades relacionadas ao Enem em diferentes cidades do Brasil, como Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF), foram ouvidas em depoimentos. Além do Ceará, a PF também realizou diligências no Rio Grande do Sul.
Durante a operação, foram apreendidos materiais suspeitos de serem usados para fraudar o Enem em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA). Foi realizado o rastreamento de postagens em redes sociais e as empresas responsáveis pelo gerenciamento foram notificadas para preservar as imagens das provas.
A operação de segurança para a aplicação do Enem 2023 já identificou oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões durante as provas do primeiro domingo, que foram aplicadas em 5 de novembro.
As fotografias foram detectadas por meio do monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que prontamente acionaram a Polícia Federal para investigar as irregularidades.
Após as investigações, não há nenhuma informação sobre postagens de conteúdo da prova antes do horário estipulado para o início da aplicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário