Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Homem é resgatado após ficar três dias preso em cisterna e sem comida, no interior do Ceará

 


Um homem de 41 anos foi resgatado, nesta última sexta-feira (3), após ficar três dias preso em uma cisterna, na zona rural de Boa Viagem, a 217 km de Fortaleza. Segundo familiares, ele ficou todo esse tempo sem se alimentar e bebia água da cisterna.

Familiares afirmaram que ele tem transtornos mentais e desapareceu na terça-feira (31). A polícia e Defesa Civil foram acionados e iniciaram as buscas. Dois homens que participavam das buscas ouviram um barulho vindo de dentro da cisterna e perceberam que o homem estava lá dentro.

A cisterna não estava toda cheia de água e isso facilitou que ele fosse encontrado bem e sem ferimentos graves. A família não registrou boletim de ocorrência.

Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências


O primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, neste domingo (5), registrou ausência média nacional de 28,1%. Os dados são premilinares com base em 98% dos locais em que o exame foi realizado. Foram mais de 3,9 milhões de inscritos neste ano. Ao todo, fizeram o exame 71,9% dos candidatos, em mais de 132 mil salas de 1.750 municípios brasileiros. A abstenção foi similar à registrada no ano passado (28,3%).

O balanço do dia de aplicação foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, em coletiva de imprensa na noite deste domingo. Neste primeiro dia, os estudantes fizeram as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

Com cerca de 13,1% a mais de inscritos em 2023, o ministro da Educação comemorou o que chamou de reversão de tendência de queda de participação no exame, que é a principal forma de acesso para quem deseja uma vaga no ensino superior no país. “Tivemos cerca de 500 mil inscritos a mais comparado ao ano de 2022. É um esforço também que o governo tem feito para retomar que nossos jovens realizem o Enem, a esperança de fazer universidade”, destacou Camilo Santana. Neste ano, foram 3.939.242 inscrições confirmadas. No ano passado, foram registradas 3.476.105 inscrições.

Na 25ª edição do exame, pela primeira vez, os gráficos e as figuras das provas foram impressos em formato colorido para facilitar às pessoas que são daltônicas ou tenham problemas de visão. O cartão-resposta também foi ampliado também para pessoas com alguma deficiência visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário