Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Dois casos da nova variante do coronavirus são confirmados no Brasil

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na tarde desta terça-feira (30), que serão enviadas para análise laboratorial as amostras de dois brasileiros que, em análise preliminar, apresentaram resultado positivo para a variante Ômicron do novo coronavírus. A testagem foi realizada pelo laboratório Albert Einstein.

O caso positivo investigado é de um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou no aeroporto internacional em Guarulhos, São Paulo, no dia 23. O passageiro portava resultado de RT-PCR negativo e ia voltar para o país africano no dia 25 e ia fazer novo teste, acompanhado de sua mulher, para poder embarcar. Nesse novo teste os dois testaram positivo para a covid-19 e foi feita a comunicação ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

O laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético das amostras e notificou a Anvisa sobre os resultados positivos e informou hoje que tratava-se da nova variante.

“Diante da identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, a Rede CIEVS, ligada ao Ministério da Saúde, deve monitorar casos de acordo com o sistema de vigilância vigente no Brasil, para avaliação das condições de saúde e direcionamento dos indivíduos aos serviços de atenção à saúde, bem como para adoção das medidas de prevenção e controle da covid-19”, destacou a Anvisa em nota.

A entrada do passageiro no país foi anterior à edição da portaria Interministerial que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul.

Com informações da Agência Brasil.

64% da população cearense completou o esquema vacinal contra o coronavirus

No Ceará, mais de 5,8 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen). A quantidade equivale a 64,15% do total de 9,2 milhões de pessoas que residem no Estado. Quanto à população que recebeu a primeira dose (D1), são 6,8 milhões de pessoas, contabilizando 74% da população cearense. Já com a terceira dose (D3), são 524.269 pessoas que tiveram a imunização reforçada.

A campanha de vacinação contra Covid-19 no Ceará ultrapassou a marca de 13 milhões de doses de vacinas aplicadas na última sexta-feira, 26 de novembro. Ao todo, são 13.250.339 doses, conforme dados da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas dessa última segunda-feira, 29. A vacinação contra a doença no Estado teve início no dia 18 de janeiro de 2021.
A plataforma da Sesa ainda mostra que, nas últimas 24 horas, quatro 67 pessoas receberam a D1, 31 mil a D2 e 8.602 a D3. As estimativas da quantidade populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário