Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Ceará libera cadastro de crianças de 5 a 11 anos para tomar a vacina contra a Covid-19


O cadastro de crianças com idade entre 5 e 11 anos para tomar a vacina contra a Covid-19 foi liberado na tarde desta quinta-feira (16) na plataforma Saúde Digital. A informação é da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

De acordo com a Sesa, a aplicação das doses para essas crianças só vai ser iniciada quando o Governo do Ceará receber do Governo Federal as vacinas específicas para esse público. Ainda de acordo com a Sesa, as doses para crianças de 5 a 11 anos são diferentes das aplicadas no restante do público.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves, afirmou que apesar de as doses destinadas a essa faixa etária não terem chegado ao estado, ainda é importante fazer o cadastro para que a Sesa possa fazer o planejamento da imunização.

"O estado do Ceará aguarda o envio do Ministério da Saúde que é uma vacina da Pfizer modificada para ser aplicada nessa faixa etária então nós não dispomos dessa vacina nesse momento entretanto a gente já pode se antecipar e fazer o cadastro porque a gente vai ter uma ideia do tamanho do público que pertence a essa faixa etária e isso vai ajudar no nosso planejamento para rapidamente assim que as vacinas chegaram nós operacionalizarmos essa vacinação", explicou.

Mutirão de dose de reforço prorrogado

O mutirão de aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 foi prorrogado pela Prefeitura de Fortaleza e ocorre até domingo (19) na capital cearense.

Serão contemplados pessoas a partir de 18 anos que receberam a segunda dose até dia 16 de julho, ou seja, que atingiram cinco meses desde a última aplicação, mesmo que não tenham sido convocado anteriormente.

Quem foi agendado anteriormente para sua terceira dose e não compareceu à convocação também pode participar desta ação.

A livre demanda, sem agendamento prévio, para terceira dose ocorrerá somente durante o mutirão e exclusivamente no Centro de Eventos (drive e salão). Nos dias seguintes à ação, os locais de vacinação atenderão a programação diária de agendamentos.

Fonte: G1

Anvisa libera vacina da Pfizer contra o coronavirus para crianças de 5 a 11 anos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, contra a covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos.

A aprovação está sendo anunciada nesta quinta-feira (16), em transmissão ao vivo da Anvisa, no Youtube, após avaliação técnica da agência, sobre o pedido apresentado em novembro, indicando o uso da vacina para este público. A resolução com a autorização da Anvisa será publicada ainda hoje (16), no Diário Oficial da União, em edição especial, segundo gerente geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.Gustavo Mendes.

“Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2”, disse Mendes.

O gerente lembrou que as análises contaram com a participação de diversos especialistas tanto da Anvisa como de outras entidades. “Verificamos segurança e tolerabilidade, em uma primeira fase. Nela foram aplicadas doses diferentes. Com base no resultado, chegamos à conclusão de que deveriam ser aplicadas 10 microgramas, quantidade inferior à aplicada em adultos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário