Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Covid matou mais crianças no Brasil que doenças com vacina em 15 anos


Amortalidade de crianças por covid-19 no Brasil é maior do que o total de outras doenças tratadas com vacinas, o que reforça a urgência da imunização, já aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), da faixa entre 5 e 11 anos contra o coronavírus.

Segundo dados do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde, divulgados pelo portal UOL, 1.148 crianças de 0 a 9 anos morreram de covid-19 no país desde o início da pandemia, o equivalente a 0,18% dos óbitos. O número supera o total de mortes por doenças com vacinação ocorridas entre 2006 e 2020 no país (955 vítimas).

Em 2020, tuberculose e sarampo foram as principais causas das 30 mortes registradas nessa faixa etária de doenças com imunizantes. Foram registrados 10 óbitos por tuberculose do sistema nervoso, 10 de sarampo, 4 de coqueluche, 3 de meningite por Haemophilus, 2 de tuberculose miliar e 1 de hepatite aguda B.

Na última quinta-feira (16), a Anvisa aprovou o uso do imunizante da Pfizer para menores de 5 a 11 anos. A decisão foi comemorada por especialistas e sociedades científicas médicas em razão dos bons resultados da vacina contra a covid-19 aplicada em crianças pelo mundo.

Embora o número de mortes pela covid-19 tenha despencado 94% em novembro, na comparação com o pico de março, por causa da imunização em massa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) é contrário à vacinação. Ele criticou a liberação para crianças e pediu a divulgação dos nomes dos técnicos da Anvisa que tomaram a decisão.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou que quer ouvir especialistas e a sociedade antes de começar a vacinação do grupo. O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, respondeu à declaração do titular da pasta.

"Não trata-se apenas de uma decisão dos comitês técnicos da agência com seus mais de 20 anos de experiência. (...) As sociedades médicas (também) nos deram a segurança para promulgar a decisão que fizemos com base técnica, nada de política, nada de outras influências", declarou Barra Torres ao canal Globo News. "E o que esperamos agora é uma análise o mais rápida possível (por parte do ministério)", completou.

"Eu tenho certeza que o senhor ministro de estado, ao contatar essas entidades, terá logicamente os mesmos pareceres que nós tivemos e hoje foram colocados em público", disse.

Fonte: Yahoo Notícias

Triplo homicídio em Caridade - Diretor de torcida organizada do Ceará é um dos mortos

 Rennan atuava no Aracapé - Outro homem e uma mulher foram mortos na ocorrência

Rennan era um dos diretores da Torcida Organizada do Ceará

Um dos diretores da Torcida Organizada do Ceará (TOC), referente ao Ceará Sporting Club, Rennan Silva, foi morto neste sábado, 18. As páginas da torcida publicaram nota de pesar lamentando o ocorrido. Rennan seria diretor da TOC e atuava no Aracapé. Ele é uma das vítimas de um triplo homicídio registrado em Campos Belos, na zona rural de Caridade.
Conforme a SSPDS, horas antes de o crime ser registrado, quatro homens invadiram uma residência e ficaram aguardando um veículo chegar ao local. Quando o carro se aproximou, houve uma troca de tiros. Duas pessoas que estavam no automóvel acabaram mortas, entre elas, a mulher de 25 anos. Já o terceiro morto é um dos suspeitos de invadir a casa.
De acordo com o órgão, no carro foi encontrada uma espingarda, além de 14 munições calibre 357, dez munições calibre 38 e duas munições calibre 380, 130 gramas de cocaína, duas gramas de crack e uma quantia em dinheiro. Já no bolso da roupa de uma das vítimas foram encontradas 20 munições intactas calibre nove milímetros.

Denúncias - A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101 0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário