Web Radio Cultura Crato

sábado, 26 de dezembro de 2020

Explosão nos EUA abala centro de Nashville e atinge 20 edifícios

                        

A explosão de um veículo que pôde ser sentida por quilômetros danificou 20 edifícios e deixou três feridos na manhã de Natal (25) em Nashville, Estados Unidos. O caso foi descrito pela polícia como “ato intencional” e aconteceu por volta das 6h30. As vítimas estão hospitalizadas e sofreram ferimentos leves.

Pouco antes do incidente, um policial desconfiou de um carro suspeito estacionado e acionou uma unidade especializada em ameaças e bombas. Enquanto a equipe ainda estava a caminho, a explosão ocorreu, atingindo mais de um quarteirão. De acordo com o prefeito de Nashville, John Cooper, alguns prédios precisaram ser evacuados.

Uma investigação em grande escala está sendo conduzida por múltiplas autoridades, locais e federais. Uma testemunha ocular do incidente, que mora em frente ao local da explosão, relatou o ocorrido à CNN.

– A rua toda estava pegando fogo. Havia três carros engarrafados. Não sobrou nada na 2ª avenida – afirmou Buck McCoy.

O centro da cidade permanecerá fechado até que a situação seja resolvida.

(Pleno News)

Paulo Guedes diz que desmontou plano de impeachment contra Bolsonaro comandado por Maia e Doria

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, em entrevista à revista Veja, que foi o principal articulador para impedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo ele, o plano seria comandado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), “gente da Justiça” e outros governadores.

Preocupado com os rumos dessa articulação, Guedes afirma que ligou para todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para desarticular o suposto plano para abrir o processo de impeachment contra o chefe do Executivo.

“Houve, sim, um movimento para desestabilizar o governo. Não é mais ou menos, não. Tinha cronograma. Em sessenta dias iriam fazer o impeachment. Tinha gente da Justiça, tinha o Rodrigo Maia, tinha governadores envolvidos. O Doria ligou para mim e disse assim: ‘Paulo, é a chance de salvar a sua biografia. Esse governo não vai durar mais de sessenta dias. Faz um favor? Se salva’”, disse.

Guedes frisou que muito mais do que qualquer vaidade para salvar o que muitos chamam de biografia, ele precisava salvar o governo, pois milhões de brasileiros acreditaram na transformação do país.

Para acalmar o clima, o governo teria conversado para abrir mão do então ministro da Educação, Abraham Weintraub.

“Liguei para cada um dos ministros do Supremo para tentar entender o que estava acontecendo. Conseguimos desmontar o conflito ouvindo cada um deles. O ministro Gilmar Mendes, por exemplo, sugeriu que o governo deveria dar um sinal, caso estivesse realmente interessado em pacificar as relações. A demissão do Weintraub foi uma sinalização. Liguei também para o ministro Barroso e para o ministro Fux”, revelou Paulo Guedes.

Via Conexão Política

Mosca gigante é encontrada por cientistas em São Paulo

Inicialmente confundida com um beija-flor, a maior mosca-da-madeira do mundo foi encontrada por cientistas no litoral de São Paulo. Com 6,2 centímetros, o inseto é uma fêmea pertencente a uma espécie rara e pouco catalogada: a Pantophthalmus Tabaninus.

A descoberta aconteceu por acaso. Pesquisadores do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm) de Peruíbe viram o inseto voando pelo local, e, devido ao tamanho, pensaram que se tratava de um beija-flor. Ao constatarem, no entanto, que era a maior mosca-da-madeira de que tinham conhecimento, eles capturaram o inseto e o preservaram.
Inseto pode causar danos ambientais Foto: Divulgação | Edris Queiroz | IBIMM

Surpresos, os cientistas constataram que a mosca em questão mede 6,2 cm, com 7,9 cm de envergadura e pesa 4,59 g. As fêmeas desta espécie costumam medir até 5 cm de comprimento e 7,5 cm de envergadura, pesando entre 2,5 g a 2,8 g.

DANOS AMBIENTAIS

O inseto foi analisado e seu registro foi publicado na revista científica Brazilian Journal of Animal and Environmental Research.

Segundo especialistas, registros sobre o surgimento de insetos como esse são imprescindíveis, já que eles podem causar danos ambientais ou desequilíbrios ecológicos. As moscas-da-madeira costumam ser nociva às árvores. Elas põem larvas dentro dos troncos e a comem por dentro, podendo levar à queda da árvore.

(P.News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário