Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

100% eficaz: AstraZeneca diz ter achado "fórmula vencedora"

O grupo farmacêutico britânico AstraZeneca afirmou ter encontrado, após pesquisas adicionais, “a fórmula vencedora” para sua vacina contra Covid-19 desenvolvida com a Universidade de Oxford, sobre a qual a agência reguladora britânica deve comentar nos próximos dias. Em entrevista ao jornal Sunday Times, o CEO da farmacêutica, Pascal Soriot, disse que o imunizante garantiu “proteção de 100%” contra formas graves de Covid-19. As vacinas desenvolvidas por Pfizer/BioNTech e Moderna apresentaram eficácia de 95% e 94%, respectivamente.

– Acreditamos ter encontrado a fórmula vencedora e como alcançar uma eficácia que, com duas doses, é tão alta quanto as outras – declarou o CEO Pascal Soriot ao Sunday Times.

Em resultados provisórios de ensaios clínicos em larga escala no Reino Unido e no Brasil, o laboratório britânico anunciou em novembro que sua vacina tinha uma eficácia média de 70%, em comparação com os índices de mais de 90% da Pfizer/BioNTech e Moderna.

Por trás desse resultado médio estão grandes diferenças entre dois protocolos diferentes. A eficácia da vacina AstraZeneca/Oxford é de 90% para voluntários que receberam primeiramente metade de uma dose, depois uma dose completa um mês depois; o índice cai para 62% no grupo vacinado com duas doses completas.

Esses resultados foram criticados porque houve um erro na injeção de meia dose, embora um grupo relativamente pequeno tenha seguido esse protocolo. A empresa anunciou posteriormente que sua vacina exigia “estudos adicionais”.

A vacina Oxford/AstraZeneca é muito aguardada porque é relativamente barata e não precisa ser armazenada a temperaturas tão baixas quanto a Pfizer/BioNTech, por exemplo, que deve ser mantida a -70 graus. Isso facilita a vacinação em grande escala e em asilos. O Ministério da Saúde espera ter 100,4 milhões de doses do imunizante de Oxford, de um total geral de 258,4 milhões de doses de diferentes vacinas.

O Reino Unido foi o primeiro país ocidental a começar a aplicar doses da vacina Pfizer/BioNTech, no início de dezembro. A segunda vacina Oxford/AstraZeneca é uma esperança para acabar com o aumento de casos atribuídos à nova variante do coronavírus. Diante dessa mutação, “pensamos por ora que a vacina deve continuar a ser eficaz”, disse Pascal Soriot. “Mas não podemos ter certeza, então faremos alguns testes”.

Ele garantiu que novas versões da vacina estão sendo preparadas caso o imunizante não seja eficaz contra a nova cepa de covid-19. Soriot disse no entanto esperar que não precisem delas: “Você tem que estar preparado.”

O governo do Reino Unido disse na quarta-feira (23) que apresentou os dados completos da vacina Oxford/AstraZeneca ao órgão regulador do Reino Unido, o MHRA. Segundo a imprensa britânica, o órgão terá que se manifestar nos próximos dias, com o objetivo de começar a vacinação a partir de 4 de janeiro.

*Estadão com AFP

IMAGENS FORTES! Homem esfaqueia, atropela e atira em ex-mulher no meio da rua. VEJA VÍDEO

Diego Wellington da Cunha, de 33 anos, foi preso na última segunda-feira (21), após matar a ex-mulher em São Paulo. O criminoso esfaqueou, atropelou e atirou contra Bárbara Luana Campos de Jesus, de 29 anos.

A babá foi abordada pelo ex-companheiro na porta de casa, quando estava saindo para trabalhar. Ela foi colocada à força em um carro. De acordo com a Polícia Militar, as agressões começaram dentro do automóvel e a vítima foi morta logo em seguida.

“Segundo foi apurado pelas equipes, familiares vieram até o local e informaram que eles tinham um relacionamento recente e que há pouco haviam terminado”, contou o tenente Leonardo Lima Ferreira.

O criminoso fugiu e foi preso em Itaquaquecetuba. “De posse de todas as informações e mais o emplacamento do veículo que ele usou no momento, foi realizado um cerco policial e uma de nossas viaturas se deparou com esse veículo, que tentou fugir da abordagem. Com a chegada das demais viaturas, ele parou e se rendeu”, disse a tenente Vivian Alexandrina.

A faca usada contra a vítima foi deixada ao lado do corpo. O revólver calibre 38 com numeração raspada também foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Itaquaquecetuba.

ATENÇÃO! IMAGENS FORTES!

Papai Noel infectado visita asilo, espalha coronavírus e 18 idosos morrem na Bélgica

A visita de um homem vestido de Papai Noel em um asilo da Bélgica causou ao menos 18 mortes de residentes. Segundo a imprensa local, o personagem visitou o local sem saber que estava infectado com o vírus. O asilo teria cerca de 120 residentes e de 36 funcionários infectados pelo novo coronavírus. O surto teria ocorrido após a visita do Papai Noel no início de dezembro.

O Papai Noel, vestido com os trajes tradicionais de São Nicolau, e os seus assistentes caracterizados como Zwarte Piet, um personagem frequentemente rotulado de racista por usar o rosto negro, foram fotografados confraternizando com os residentes usando máscaras. Alguns moradores do asilo, entretanto, estavam sem a proteção facial. Além disso, havia pouca ventilação no local do encontro, ainda de acordo com a imprensa local.

(Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário