Um modelo matemático desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), chamado de Sistema de Monitoramento Preditivo (SIMOP), prevê que o pico das infecções por coronavírus aconteça na segunda quinzena de maio no Ceará. O dado é obtido através de informações disponibilizadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Essa data apontada, da segunda quinzena, se confirma pelo modelo criado pelo pesquisador André Lima Férrer de Almeida, do departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI), levando em conta apenas os casos diagnosticados. O estudo avalia ainda que a estabilidade de casos deve ocorrer em junho e a diminuição nos meses seguintes.
Cenários em que acontece o colapso do sistema ou não também são considerados. São incluídos no modelo também a disponibilidade de leitos, casos assintomáticos e o impacto da subnotificação. O sistema usa a janela temporal de 35 dias, partindo do dia 15 de março até dia 20 de abril para calcular as datas do pico.
O grupo de trabalho é formado de pesquisadores do Centro de Tecnologia da universidade e do Observatório da Indústria, parte da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Covid-19: Fifa cancela cerimônia de entrega do prêmio 'Melhor do Ano'
A tradicional festa de gala do prêmio The Best (O Melhor), realizada anualmente pela Fifa em setembro, não acontecerá este ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A informação foi veiculada na manhã de hoje (13), no jornal espanhol Marca. A cerimônia deste ano ocorreria na cidade de Milão (Itália). Durante o evento são entregues os troféus de melhores do ano no futebol, a atletas e profissionais que atuaram ao longo da temporada.
Segundo o diário espanhol, a entidade máxima do futebol justificou a decisão por não haver condições, no momento, de avaliar com equidade o desempenho dos jogadores e treinadores, tendo em vista o término antecipado de alguns campeonatos, e a paralisação de competições por tempo indeterminado. Ainda de acordo com a publicação, a Fifa ainda não decidiu se a premiação referente a 2020 será postergada para o ano que vem, podendo acontecer junto com a entrega do troféu de 2021.
Entre os troféus entregues na festa anual promovida pela Fifa, estão os de melhor jogador (feminino e masculino), melhor técnico e também é revelada a ‘seleção do ano’, com os melhores atletas. Desde 2016 a Fifa também entrega o Prêmio Puskas ao autor do gol mais bonito da temporada). O português Cristiano Ronaldo foi contemplado com o Puskas duas vezes na carreira. No ano passado, o argentino Lionel Messi levou o troféu pela primeira vez.
Com informações Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário