![]() |
| Foto Camila Lima/Diário do Nordeste |
A maioria (92%) dos produtos exportados pelo Ceará para os Estados Unidos será tarifada em 50%, com a sobretaxa oficializada por Donald Trump, que deve entrar em vigor em 7 de agosto.
Quase todo o valor exportado no primeiro semestre de 2025 corresponde a produtos que foram sobretaxados em 40%. Isso, somado à tarifa padrão de 10% anunciada em abril, resulta em uma tarifa de 50% para a entrada dos produtos brasileiros nos EUA.
O governo estado-unidense deixou de fora cerca de 700 itens da cobrança extra, como suco de laranja, veículos, aeronaves, fertilizantes e produtos de madeira. Embora o ferro e o aço também tenham sido poupados da nova sobretaxa, esses produtos já estavam tributados em 50%, desde que uma decisão geral sobre o setor entrou em vigor em junho.
Assim, pode-se afirmar que, com base na taxação atual aplicada ao segmento siderúrgico, os principais itens exportados pelo Ceará, ferro e aço, continuam sujeitos a uma tarifa de 50%, o que faz com que 92,11% de toda a produção exportada pelo Estado seja impactada por essa alta tributação.
Sozinha, a exportação de ferro, aço e seus semimanufaturados correspondeu a 75% do total enviado aos Estados Unidos em 2024, totalizando US$ 417 milhões, conforme dados do Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Além do ferro e do aço, outros produtos bastante exportados pelo Ceará e sujeitos à tarifa de 50% incluem pescados, frutas, ceras vegetais (como a cera de carnaúba), calçados, couros e peles inteiras, mel e lagostas. Juntos, esses itens representam 16,11% das demais pautas exportadoras do Estado.
Medida impacta fortemente o mercado de trabalho cearense
Apenas com a diminuição de exportações de cera de carnaúba, frutas e pescados, o Estado pode deixar de comercializar cerca de R$ 1,6 bilhão para o mercado norte-americano.
A diminuição de demanda nos mais diversos setores pode ter reflexos no mercado de trabalho, com demissões e perda de renda de produtores independentes. O economista Alex Araújo aponta que os efeitos podem ser imediatos, a partir de cancelamento de contratos por importadores norte-americanos.
“Como resposta inicial, as empresas tendem a adotar medidas de ajuste temporário, como férias coletivas e renegociações com os trabalhadores, evitando, num primeiro momento, demissões em massa”, aponta.
Com informações do Diário do Nordeste.
Produtor de 120 mil litros de leite ao dia, Milhã ganha pavimentação histórica
![]() |
| Foto Rodrigo Rodrigues/Opinião CE |
O governador Elmano de Freitas assinou, nesta última quinta-feira (31), a ordem de serviço para pavimentação da CE-473, em Milhã, no Sertão Central.
O município é o maior produtor proporcional de leite do Ceará – em números absolutos, Quixeramobim desponta como o principal. Os produtores de Milhã chegam a produzir 120 litros ao dia, necessitando de uma infraestrutura eficiência para que o produto seja escoado.
O trecho que ganhará a pavimentação, com entrega prevista para janeiro, liga o distrito de Carnaubinha ao entroncamento com a BR-226, na sede de Milhã. Demanda antiga da população, a obra fortalece a distribuição do produto e promete alavancar o desenvolvimento econômico do município.
O evento de assinatura foi realizado no próprio distrito de Carnaubinha, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT). “2025 foi o último inverno que tivemos com estrada de terra. A partir de 2026, a realidade vai ser outra”, destacou.
“Meu pai era produtor de banana e eu sei como é ter uma estrada ruim”.
Também participadam do momento lideranças políticas, moradores da região e autoridades locais. O prefeito Alan Macêdo (PSB) celebrou, em tom emocionado, o momento.
“É um dos momentos mais importantes da história de Milhã”, disse. “Nosso município é o maior produtor, proporciolmente, de leite do Estado do Ceará. São 120 mil litros de leite por dia. Essa é a região com maior produção de leite.”
A iniciativa integra o pacote de investimentos do Executivo voltado à infraestrutura rodoviária, que visa conectar melhor os municípios cearenses com vias mais modernas.
ÁGUA TRATADA
Na oportunidade, o governador também destacou outras intervenções estaduais na região, como a chegada de água tratada por meio do projeto Malha D’água. Segundo ele, a entregue ocorrerá “em breve” e a população terá acesso à “melhor água tratada do mundo”, que usa tecnologia de ponta importada por meio da Cagece.
Com informações do Site Opinião CE..


Nenhum comentário:
Postar um comentário