Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 7 de maio de 2024

Sobem para 83 os mortos em desastre que afeta 873 mil gaúchos

Temporais deixaram 291 feridos, no desastre climático causado por temporais que afetam 364 cidades gaúchas.
O desastre climático causado por temporais no Rio Grande do Sul já causou 83 mortes confirmadas e tem 4 óbitos em investigação, na catástrofe que atinge 364 cidades gaúchas, afetando a vida de mais de 873 mil pessoas. Os dados são do balanço mais atualizado, divulgado às 12h desta segunda-feira (6), pela Defesa Civil estadual.

O órgão do governo de Eduardo Leite (PSDB) registrou que há 111 pessoas desaparecidas e 291 feridos, por causa das fortes chuvas que atingem o estado desde a ultima segunda-feira (29) e deixaram mais de 129 mil desalojados.

O governador recebeu ontem uma comitiva de líderes dos Poderes da República, liderada pelo presidente Lula (PT), a quem expôs o quadro de calamidade que deixou, por exemplo, mais de 800 mil vítimas sem água e parte das vítimas sem energia. As autoridades preparam uma estratégia de ‘pós-guerra’ para ações efetivas de socorro às vítimas e reconstrução das centenas de cidades atingidas.

A Defesa Civil estadual garantiu que tem atuado para atender a população afetada e promover a segurança das vítimas. E orienta as pessoas a se cadastrarem para receberem os alertas meteorológicos, enviando o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Após uma confirmação ser enviada, o número ficará disponível para receber as informações, sempre que elas forem divulgadas.

“Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples ‘oi’. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual”, explica o órgão.
Veja os números do boletim das 9h desta segunda (6):

Municípios afetados: 364
Pessoas em abrigos: 20.070
Desalojados: 129.279
Afetados: 873.275
Feridos: 291
Desaparecidos: 111
Óbitos confirmados: 83
Óbitos em investigação*: 4

Veja onde foram registradas as mortes confirmadas e em apuração:

Confirmados:

Bento Gonçalves (3)
Boa Vista do Sul (2)
Bom Princípio (1)
Canela (2)
Canoas (1)
Capela de Santana (1)
Capitão (1)
Caxias do Sul (5)
Cruzeiro do Sul (8)
Encantado (2)
Farroupilha (1)
Forquetinha (2)
Gramado (7)
Itaara (1)
Lajeado (5)
Montenegro (1)
Pantano Grande (1)
Paverama (2)
Pinhal Grande (1)
Porto Alegre (2)
Putinga (1)
Roca Sales (2)
Salvador do Sul (2)
Santa Cruz do Sul (2)
Santa Maria (5)
São João do Polêsine (1)
São Leopoldo (1)
São Vendelino (2)
Segredo (1)
Serafina Corrêa (2)
Silveira Martins (1)
Sinimbu (1)
Taquara (2)
Três Coroas (1)
Vale do Sol (1)
Venâncio Aires (3)
Vera Cruz (1)
Veranópolis (5)

Óbitos em investigação*:

Caxias do Sul (1)
Pinhal Grande (1)
Santa Maria (1)
Três Coroas (1)

*Está sendo apurado se os óbitos têm relação com os eventos meteorológicos.

(Diário do Poder)

Cinco corpos de uma família são encontrados abraçados no RS

"O que aconteceu aqui é terrível", relata repórter que esteve no local.
Dos mais de 80 mortos decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul, cinco são da mesma família. Como se não bastasse a tragédia, os corpos foram encontrados abraçados em uma casa soterrada em Roca Sales, no Vale do Taquari.

A residência foi soterrada após um deslizamento de terra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das vítimas era uma menina de 13 anos. Ao menos 20 pessoas morreram em decorrência da enchente no Vale do Taquari.

O repórter William Fritzke, que esteve no local, se sensibilizou com a história e desabafou nas redes sociais.

– Hoje foi um dia triste para todos, o que ninguém queria se confirmou. Cinco pessoas da mesma família morreram abraçadas, entre elas uma garota de 13 anos. Todos estavam soterrados em uma residência no interior de Roca Sales no Rio Grande do Sul – disse em publicação neste domingo (5).

– É uma cena muito triste, eu cheguei a ver os corpos abraçados, uma família inteira. O morro desceu e acabou atingindo aqui. Aquele morro inteiro desmoronou. O que aconteceu aqui é terrível, uma tragédia – lamentou.

Segundo William, ele e sua equipe, que levaram mantimentos, tiveram acesso ao local apenas por helicóptero.

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu para 83 e outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana.

Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado na manhã segunda-feira (6). No momento, o número de desaparecidos chega a 111 pessoas.

(Pleno News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário