Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 28 de maio de 2024

Dez policiais foram assassinados no Ceará em cinco meses de 2024, mais que o total dos anos anteriores

 

Dez policiais militares foram assassinados no Ceará entre janeiro até este domingo (26). O caso mais recente ocorreu no município de Porteiras, no Cariri cearense, e teve como vítima o sargento da reserva remunerada João Genival Martins.Foto: Arquivo pessoal

Durante o ataque contra João Genival, outras três pessoas foram atingidas e socorridas para unidades de saúde. O sargento estava afastado da polícia desde 2011. Em 2020, ele foi preso por suspeita de matar um homem por encomenda da própria esposa da vítima. Além desse processo, ele também respondia por violência doméstica, e no momento do crime estava utilizando tornozeleira eletrônica.

O número de policiais mortos este ano é o maior desde 2020, quando 9 foram mortos ao longo daquele ano. A mesma quantidade se repetiu nos seguintes até 2023.

Assim como no caso do sargento de Porteiras, a maioria dos agentes assassinados estava de folga no momento do crime. Quatro deles eram da reserva remunerada.

Com informações do G1 Ceará.

Alfabetização cresce e 97% dos alunos do Ceará terminam 2º ano sabendo ler e escrever, aponta Spaece

Foto Camila Lima
Aprender a ler e a escrever na idade certa é determinante para a trajetória escolar de qualquer estudante – e mais de 97% dos pequenos cearenses garantiram essas habilidades até o 2º ano do ensino fundamental (EF), em 2023.

Os dados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), divulgado nesta segunda-feira (27), e mostram um crescimento da chamada “proficiência em Língua Portuguesa” em relação a 2022.

Em 2022, apenas 84,6% dos alunos concluíram o 2º ano do EF com níveis desejáveis ou suficientes de alfabetização, reflexo das perdas de aprendizagem causadas pela pandemia e pior índice em 8 anos. Já no ano passado, a proficiência das crianças em português superou a de 2019, chegando aos seguintes resultados:

Nível desejável: 91,8%;

Nível suficiente: 5,3%;

Níveis intermediário e alfabetização incompleta: 2,9%.

O levantamento, conduzido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), avalia os alunos de todos os municípios da rede pública cearense, incluindo escolas municipais e estaduais e aplicando provas em séries-chave da trajetória escolar: 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental.

Para Eliana Estrela, titular da Seduc, a evolução da alfabetização está atrelada aos resultados do PAIC – o Programa de Alfabetização na Idade Certa. “Esse resultado mostra esse desempenho. A queda anterior foi por causa da pandemia, mas nos recuperamos”, comemorou.

Com informações do Diário do Nordeste.

Homem que matou entregador é preso no Ceará

Foto Reprodução
O homem que matou um entregador em Caucaia foi preso nesta segunda-feira (27), em Fortaleza, na manhã seguinte ao crime. Ele foi encontrado na Barra do Ceará, após assassinar o trabalhador durante um roubo na noite de domingo (26), conforme a Polícia Civil do Ceará (PCCE). 

O suspeito tem 19 anos e com ele foram encontradas uma arma de fogo artesanal e as roupas que ele vestiu durante a ação criminosa. Segundo a PCCE, ele possui antecedentes criminais por roubo e furto de veículo. "Quando adolescente, possuía atos infracionais análogos aos crimes de receptação, tráfico ilícito de drogas e dano", informou a pasta.

A ação foi flagrada em vídeo na noite desse última domingo, onde o motociclista de 19 anos é abordado pelo homem a pé. Ele recebe ordem de parada, desce da moto e, em seguida, recebe um disparo.

Depois de atirar, ele sobe na moto e deixa o local. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Estado investiga latrocínio — roubo seguido de morte —.

O criminoso foi autuado em flagrante por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo e furto. As forças de segurança ainda diligenciam para encontrar a moto da vítima, que foi levada no roubo. Ele está à disposição da Justiça.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário