Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil |
O Laboratório Central (Lacen) do Rio Grande do Sul analisa mais de 800 amostras de casos suspeitos de leptospirose. Em nota, a Secretaria de Saúde do estado informou que acompanha o aumento de casos suspeitos associados às enchentes e, consequentemente, ao aumento da exposição da população à doença.
De acordo com a secretaria, o Lacen dispõe de dois testes para o diagnóstico da leptospirose: o teste de biologia molecular, conhecido como RT-PCR, e o teste diagnóstico sorológico.
O RT-PCR detecta a bactéria presente no organismo do paciente e é indicado para a análise de amostras coletadas nos primeiros dias de sintomas. Podem ser analisadas por esse método amostras de pacientes com até sete dias de sintomas.
Já o diagnóstico sorológico detecta o anticorpo produzido pelo organismo do paciente em resposta à infecção causada pela bactéria Leptospira. O exame é indicado para a análise de amostras de pacientes que apresentam sintomas há sete dias ou mais.
Os exames estão disponíveis para todos os pacientes considerados suspeitos e que foram expostos às enchentes. O laboratório recebe amostras das 7h às 19h.
NÚMEROS
Até a última quinta-feira (23), o Rio Grande do Sul registrava 1.072 notificações de leptospirose e 54 casos confirmados, além de quatro mortes confirmadas para a doença e outros quatro óbitos em investigação.
Com informações da Agência Brasil.
Filho mata o próprio pai com facada no interior do Ceará
Um homem foi preso em flagrante neste sábado (25), suspeito de matar o próprio pai com uma facada. O caso aconteceu na localidade de Capitão Mor, em Boa Viagem, no interior do Ceará.Foto: José Leomar
De acordo com testemunhas, os dois estavam tomando bebidas alcoólicas em uma fazenda, quando houve uma discussão entre eles. O pai ameaçou o suspeito com um pedaço de madeira. Em seguida, o filho pegou uma faca e atingiu o homem no abdome.
Ainda segundo testemunhas, ele tentou fugir em uma motocicleta, mas testemunhas informaram à polícia, que conseguiu encontrá-lo próximo ao local do crime.
A Polícia Militar confirmou a prisão do suspeito.
Com informações do G1 Ceará.
Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra o coronavirus
Foto Rovena Rosa/Agência Brasil |
O Ministério da Saúde lançou uma nova campanha de vacinação contra a covid-19. A proposta é imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas.
O Brasil recebeu 9,5 milhões de doses atualizadas com a variante XBB.1.5 durante a primeira quinzena de maio. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas estão em processo de distribuição aos estados, de acordo com o agendamento junto à operadora logística.
Alguns estados já começaram a aplicar as vacinas monovalentes XBB, tendo em vista que o primeiro lote começou a ser entregue no dia 9 de maio aos estados, que têm autonomia para começar a aplicação imediatamente.
O quantitativo de doses, segundo a pasta, configura uma espécie de aquisição emergencial, suficiente para abastecer estados e municípios até que as próximas aquisições sejam concluídas.
"As primeiras doses possuem data de validade para os meses de junho e julho de 2024, inscrita nos frascos, mas estendida pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para setembro e outubro de 2024, conforme recomendado por órgãos de avalição internacional", diz o ministério.
Com informações do Diário do Nordeste e Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário