Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Escrivão da polícia encontrado morto na sua casa em Crato e homicídio à bala em Barbalha

  Emanuel Belchior era Escrivão da Polícia Civil e, em Barbalha, Erasmo foi morto a tiros

Mais dois corpos recolhidos pelo rabecão a fim de serem necropsiados na Pefoce de Juazeiro. Na noite da última segunda-feira (27), o corpo do Escrivão da Polícia Civil Emanuel Belchior Vilar, de 55 anos, que residia em Crato, foi encontrado na sua casa. Ele trabalhava na Ciops em Juazeiro e existem indícios que tenha tirado a própria vida, mas tudo será esclarecido com o exame na Pefoce.
Já nesta terça-feira (28), o agricultor Francisco Erasmo Barbosa Cardoso, de 35 anos, que residia no Sítio Taquari na zona rural de Barbalha, foi morto a tiros. Ele foi atocaiado quando pilotava sua moto Honda Fan de cor azul e placa de Minas Gerais pela estrada do Sítio Barro Vermelho naquele município. Populares ouviram estampidos de arma de fogo e, depois, se depararam com o corpo ao lado da moto perto do Loteamento Canaã em Barbalha. O mesmo respondia por violência doméstica, desde maio de 2023, quando agrediu a irmã com pedradas e ela requereu medida judicial protetiva
Este foi o terceiro homicídio do mês de maio em Barbalha e o oitavo de 2024.

Elmano troca mais oito nomes no comando de secretarias e estruturas do Governo do Ceará

Foto Divulgação/Governo do Ceará
Depois de trocar a titularidade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na manhã desta segunda-feira (27), Elmano de Freitas (PT) decidiu mudar, também, as chefias de outras oito estruturas do Governo. As mudanças alcançam as pastas da Infraestrutura, da Cultura, do Planejamento e Gestão e outras.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DAS SUBSTITUIÇÕES:

Secretaria do Planejamento e Gestão: sai Sandra Machado e assume Alexandre Cialdini;

Secretaria da Infraestrutura: sai Antônio Nei e assume Hélio Winston.

Secretaria da Cultura: sai Luisa Cela e assume Gecíola Fonseca Torres, atual secretária-executiva de Planejamento e Gestão Interna;

Zona de Processamento de Exportação (ZPE): sai Hélio Winston e assume Fábio Feijó;

Superintendência de Obras Públicas (SOP): sai Quintino Vieira e assume José Valdeci Rebouças;

Empresa de Tecnologia da Informação (Etice): sai José Valdeci Rebouças e assume Francisco Barbosa;

CearaPAR: sai Carlos Eduardo S. Marino e assume Carolina Monteiro;

CearaPREV: sai José Juarez e assume Adriano Pinheiro.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará supera média nacional e tem melhor índice de alfabetização de crianças do Brasil

Foto Fabiane de Paula
Até 2030, a meta de todos os estados brasileiros é alfabetizar pelo menos 80% das crianças da rede pública na idade certa. O Ceará, em 2023, já superou o objetivo. Com o melhor índice de alfabetização do Brasil, o Estado está acima do patamar nacional e é o único com a meta já batida.

O ranking foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na manhã desta terça-feira (28), em evento sobre os resultados do Compromisso Criança Alfabetizada, programa ao qual 100% dos municípios cearenses aderiram.

Ceará tem 85% de crianças do 2° ano alfabetizadas em 2023, dado do indicador nacional do MEC (que usou o Spaece e adaptou pra um modelo de alfabetização padrão no Brasil) para que fosse possível comparar as redes de todos os estados. De acordo com o Spaece (avaliação local), divulgado ontem (27), o estado atingiu 97% de crianças do 2° ano alfabetizadas em 2023.

Os Estados fizeram um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, para incluir perguntas sobre leitura e escrita nas provas já feitas por eles com seus alunos de 7 anos. Os itens então foram padronizados de forma comum a todos os Estados que participaram para que pudessem ser comparados e, agora, divulgar a percentagem de crianças que atingiu o ponto de corte que indica a alfabetização por estado.

O Compromisso Criança Alfabetizada foi instituído pelo Ministério da Educação em junho de 2023, por meio do Decreto nº 11.556/2023, com o objetivo de subsidiar ações dos estados e municípios para a promoção da alfabetização de todas as crianças.

De R$ 1 bilhão distribuído entre os estados, o Ceará recebeu cerca de R$ 51 milhões, como informou, durante a solenidade, o governador do Estado, Elmano de Freitas.

O balanço chega um dia após a divulgação dos dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece 2023), que mostrou que 97,1% das crianças cearenses terminaram o 2º ano do ensino fundamental alfabetizadas – um salto de cerca de 12,5 pontos percentuais em relação a 2022

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário