Foto Thiago Gadelha |
Desde que a enfermeira Mônica Calazans recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 aplicada no Brasil, em 17 de janeiro de 2021, as estratégias adotadas pelas autoridades sanitárias e as orientações à população variaram ao longo do tempo. Mudanças no cenário epidemiológico, aquisição de novos imunizantes e identificação de novas variantes impactaram, por exemplo, o esquema vacinal indicado para cada público.
No primeiro trimestre de 2023, 60% dos cearenses com 5 anos ou mais havia tomado todas as doses recomendadas à época. Com isso, o Ceará foi o 2º lugar entre os estados do Nordeste e o 7º em todo o País com maior percentual da população com o esquema vacinal atualizado conforme as diretrizes da comunidade científica naquele momento.
Entre os estados nordestinos, apenas Pernambuco estava à frente do Ceará, com 68% da população afirmando estar com a vacinação em dia. O último lugar do ranking regional foi ocupado pelo Maranhão, cujo percentual foi de 38% — maior apenas que o do Pará (37%) e o de Roraima (36%), levando em conta o restante do País.
Quando se considera os entrevistados que disseram ter tomado ao menos uma dose, sem completar o esquema vacinal contra a Covid-19, as proporções são ainda mais altas. Nessa lista, o Ceará (95%) ocupou o 3º lugar no Nordeste, atrás do Piauí (97%) e de Pernambuco (96%). No cenário nacional, São Paulo (96%) e Minas Gerais (96%) também aparecem no topo do ranking, e o Estado ficou em 5º lugar
Com informações do Diário do Nordeste.
Em 18 dias, Ceará prende mais de 100 pessoas por crimes sexuais contra crianças e adolescentes
Foto Fabiane de Paula |
As forças de segurança do Ceará prenderam 108 pessoas por crimes sexuais contra crianças e adolescentes somente entre os dias 2 e 20 de maio. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS).
Conforme o balanço da secretaria, o número de 108 presos leva em conta prisões em flagrante, mandados de prisão cumpridos e atos infracionais registrados contra adolescentes. Entre os crimes cometidos estão abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A ofensiva faz parte da operação "Caminhos Seguros", uma mobilização das forças de segurança estaduais coordenada no Ceará pela SSPDS e alinhada com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Também como parte da operação, um professor de 32 anos que estava sendo investigado por crimes sexuais foi preso na manhã desta sexta-feira (24). Segundo a Polícia Civil, ele é suspeito de abusar de 5 alunas menores de 15 anos. Os casos ocorreram em Quixadá, mas ele foi preso em Choró.
Com informações do G1 Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário