Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Governo escolhe novo desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará

 

Foto: Divulgação/Governo do Estado
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), escolheu nesta terça-feira (30), o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE). O anúncio foi publicado nas redes sociais do chefe do executivo estadual.

"Informo que escolhi o procurador Marcos William Leite de Oliveira para assumir como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Ele compõe a lista tríplice enviada pelo Ministério Público, tendo sido o mais votado", escreveu Elmano.

Além de Oliveira, também estavam na lista tríplice os também procuradores de justiça Francisco Lucídio de Queiroz Júnior e Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto. O novo desembargador recebeu 42 votos, já os demais 33 e 25 indicações.

Ainda conforme o governador, a nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (30). "Desejo sucesso e excelente trabalho ao desembargador na nova função", concluiu a postagem.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará tem o terceiro mês com mais de 200 milímetros de chuva, o que não ocorria desde 2009

O Ceará teve o equivalente a três "marços" de chuva em 2024. Os três primeiros meses de quadra chuvosa no Estado tiveram índices pluviométricos superiores às médias ao mês que historicamente registra mais precipitação em terras cearenses. Foto Samuel Setubal

Os dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atestam 231 milímetros (mm) de chuva em abril. Um pouco mais do que os históricos 230,6 mm de fevereiro, um pouco menos que os 233,1 mm de março.

O quarto mês do ano tem média histórica de 190,7 mm. Assim, o resultado dos 30 dias deste ano foi 21,1% acima do esperado. Percentualmente, o melhor mês foi fevereiro, que atingiu quase o dobro da média histórica de 121,3 mm.

Com o somatório de abril, o Ceará chegou a 694,7 mm de chuva no primeiro trimestre da quadra chuvosa. É a melhor marca desde 2009. Foi naquele ano, inclusive, a última vez em que três meses ultrapassavam a marca de 200 mm. À época, março (207,4), abril (377,1) e maio (240,3) bateram a cifra.

Para dimensionar o feito, 2009, foi o terceiro mais chuvoso desde o início da série histórica, iniciada em 1973. Os dois anos mais chuvosos foram 1974 e 1985.

Restando ainda um mês de "inverno", o Ceará já está 13,2% acima da média de toda a quadra chuvosa. E o mais recente prognóstico da Funceme indica 40% de chance de chuvas dentro da média para o trimestre abril-maio-junho, no qual costuma chover 318,6 mm.

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário