Web Radio Cultura Crato

sábado, 23 de março de 2024

Primeiro transplante de rim de porco para paciente vivo é comandado por médico brasileiro nos Estados Unidos

 

Foto Divulgação/ Massachusetts General Hospital (MGH)

Uma equipe de cirurgiões do Massachusetts General Hospital (MGH) anunciou, nesta última quinta-feira (21), o primeiro transplante bem-sucedido do mundo de um rim de porco — geneticamente modificado — em um homem vivo. O paciente de 62 anos vive com doença renal em estágio terminal.

Conforme publicado no site do MGH, o paciente Richard Slayman está "se recuperando bem" da operação. Em 2021, rins de porco já haviam sido transplantados em pessoas com morte cerebral.

Morador da cidade de Weymouth, em Massachusetts, o paciente vive com diabetes tipo 2 e hipertensão e fazia diálise há sete anos. Ele chegou a receber um transplante de um rim de outra pessoa em 2018, mas o órgão falhou cinco anos depois e, em 2023, ele voltou a depender de diálise.

No passado, pacientes vivos também receberam um transplante de coração de um porco geneticamente modificado, mas morreram.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará realiza Dia D de vacinação neste sábado, 22

Foto  Fernando Barros

 

Neste sábado, 23, o Ceará terá o "Dia D de vacinação" para que a população possa atualizar o esquema vacinal. A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) informou que a população busque a programação das unidades de saúde de seu município para efetuar a imunização. 

A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Karine Borges, diz que serão oferecidas as vacinas de rotina, Covid-19 e, para os grupos prioritários, será ofertada também a da Influenza.

“Do dia 18 de março até 19 de abril acontece uma estratégia de vacinação dentro das escolas. É uma oportunidade para atualizar a situação do público em geral e, no ambiente escolar, promover esse processo de comunicação e informação de que as vacinas realmente são seguras e eficazes para protegermos toda a comunidade”, diz

Com informações do O Povo

Faustão é submetido a hemodiálise e espera retomada da função renal, em São Paulo

Foto Reprodução
O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele passou por um transplante de rim no dia 26 de fevereiro e está se recuperando.

Segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (22), o apresentador tem sido submetido a sessões de hemodiálise, tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue. O procedimento é necessário quando o rim não consegue desempenhar sua função.

A equipe médica ainda informou que Faustão aguarda a adaptação do órgão e a recuperação da função renal. "Está consciente, conversa normalmente e respira sem a ajuda de aparelhos", diz o comunicado.

Mais cedo, João Guilherme Silva, o filho de Faustão, disse à colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles, que o pai está bem, mas que ainda aguarda o efeito do transplante de rim. "Ele está bem, esperando o transplante fazer o efeito esperado", disse João Silva. "Clinicamente, está muito bem", acrescentou.

Com informações do Diário do Nordeste.

Policial é assassinado quando lanchava em hamburgueria assaltada

Cabo Geldson Coelho de Araújo estava de folga no momento do crime


Cabo da Polícia Militar foi morto a tiros durante assalto a hamburgueria

Cabo Geldson Coelho de Araújo estava de folga quando reagiu a uma tentativa de assalto em uma hamburgueria

Um policial militar foi morto a tiros durante um assalto em uma hamburgueria no Bairro Jardim América, em Fortaleza, na noite desta última quinta-feira (21). A vítima é o segundo militar assassinado na capital cearense em menos de uma semana.
O cabo Geldson Coelho de Araújo estava de folga, lanchando no estabelecimento, quando suspeitos anunciaram o assalto.
Segundo testemunhas, durante a ação um dos criminosos percebeu a presença do militar e atirou em direção a ele. Mesmo ferido, o cabo ainda correu para tentar capturar um dos criminosos, mas caiu sem vida. Após os tiros, os suspeitos fugiram em um carro.

2º agente assassinado em cinco dias - No dia 15 deste mês, o tenente da reserva Luiz Rodrigues de Lima, de 58 anos, foi morto após trocar tiros com suspeitos de uma série de assaltos. A troca de tiros foi filmada por uma câmera de segurança. As imagens mostram o momento que o militar estava na frente de um estabelecimento à paisana, acompanhado de funcionários de um armazém.
Na ocasião, dois criminosos chegaram para assaltar, mas o policial reagiu. No entanto, o assaltante armado também atirou. Luiz foi atingido e morreu no local. Um suspeito também morreu e outros dois foram presos momentos após o crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário