Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 15 de março de 2024

8,7 mil cirurgias eletivas são previstas em edital para credenciamento de médicos no Ceará


O Governo do Ceará abriu edital para o credenciamento de médicos para a realização de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade em Ortopedia, Traumatologia e/ou Assistência em Anestesiologia. Segundo anúncio feito nesta quarta-feira (13) pelo governador Elmano de Freitas, a iniciativa quer viabilizar a realização de 8.700 cirurgias, com investimento de quase R$ 20 milhões.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 8 de março. Conforme o documento, os profissionais serão chamados de acordo com a realidade de cada Região de Saúde. O foco são médicos que têm registro de pessoa jurídica. 

A ação integra o Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas. Ombro, joelho e quadril são os casos mais recorrentes entre os pacientes que aguardam. Eletivos são aqueles procedimentos programados, que não são considerados de urgência.

"Estamos aportando a mais cerca de R$ 20 milhões. Quero fazer um chamamento aos médicos ortopedistas e anestesiologistas. A tabela que estamos colocando para o pagamento é só para os serviços. Todo o insumo e equipamento é do Estado. Com isso vamos poder garantir aos cearenses a cirurgia de ombro, de joelho, de quadril, todas as cirurgias que têm um maior número de pessoas aguardando na fila”, disse Elmano.

Produção industrial cresce 3,6% no Ceará em janeiro de 2024, aponta IBGE


A produção industrial do Ceará cresceu 3,6% em janeiro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), anunciados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (13).

Conforme os números, os quatro segmentos que registraram maior crescimento no Estado foram: têxtil (0,87%), bebidas (0,47%), alimentos (0,07%) e produtos de couro e calçados (0,1%).

A pesquisa também indica que, apesar dos números positivos, o Ceará registrou queda de 0,2% entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. No entanto, o indicativo é superior à média nacional no período (-1,6%) e terceira melhor marca do Nordeste.

O governador Elmano de Freitas comentou sobre o crescimento da produção industrial indicado na pesquisa. “O avanço registrado no setor industrial é resultado do trabalho que tem sido realizado para atrair mais investimentos para o Ceará. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico, tornando o estado ainda mais competitivo, além de gerar mais empregos e oportunidades para os cearenses”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário