Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 14 de março de 2024

8,7 mil cirurgias eletivas são previstas em edital para credenciamento de médicos no Ceará

Foto Helene Santos
O Governo do Ceará abriu edital para o credenciamento de médicos para a realização de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade em Ortopedia, Traumatologia e/ou Assistência em Anestesiologia. Segundo anúncio feito nesta quarta-feira (13) pelo governador Elmano de Freitas, a iniciativa quer viabilizar a realização de 8.700 cirurgias, com investimento de quase R$ 20 milhões.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 8 de março. Conforme o documento, os profissionais serão chamados de acordo com a realidade de cada Região de Saúde. O foco são médicos que têm registro de pessoa jurídica.

A ação integra o Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas. Ombro, joelho e quadril são os casos mais recorrentes entre os pacientes que aguardam. Eletivos são aqueles procedimentos programados, que não são considerados de urgência.

"Estamos aportando a mais cerca de R$ 20 milhões. Quero fazer um chamamento aos médicos ortopedistas e anestesiologistas. A tabela que estamos colocando para o pagamento é só para os serviços. Todo o insumo e equipamento é do Estado. Com isso vamos poder garantir aos cearenses a cirurgia de ombro, de joelho, de quadril, todas as cirurgias que têm um maior número de pessoas aguardando na fila”, disse Elmano.

Com informações do Diário do Nordeste.

Governo antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas


Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União antecipa o pagamento do abono anual a aposentados e pensionistas, conhecido como décimo terceiro salário de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o texto, a primeira parcela do abono anual será paga na folha de abril e a segunda na folha de maio. Têm direito ao benefício segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

“Na hipótese de cessação programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário”, destaca a publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário