Moradores do Bairro Papicu, em Fortaleza, reclamam de preços abusivos na fatura mensal da conta de luz. Eles relatam que, desde o ano passado, quando medidores da região foram trocados pela Enel Distribuição Ceará, empresa que fornece energia no estado, passaram a receber contas com valores mais altos do que geralmente recebiam.
Um dos moradores do bairro, o estagiário Daniel Oliveira, afirma que a conta de energia da casa dele girava entre R$ 60 e R$ 100. Agora, o estudante paga mais de R$ 200 pelo mesmo consumo. Ele também afirma que o número do medidor na conta de luz está localizado no endereço da vizinha dele.
"Geralmente não passava de R$ 60, R$ 100. Agora tá vindo R$ 253. Tentei entrar em contato com a Enel, mas eles dizem que tá tudo normal. Que não tem nenhum tipo de problema e que a leitura é feita de forma eletrônica, através do chip. Então para eles está tudo normal. Sendo que o endereço também está começando a vir inconsistente com o meu endereço. Tá vindo com o endereço de outra pessoa. E isso tá se repetindo em outras casas aqui", conta.
Outra pessoa que também denuncia a mesma situação é a dona de casa Margarida Sousa. Ela também relata que recebe a conta de luz no nome dela, mas que o endereço na fatura aparece errado.
"Eu queria que isso fosse resolvido, não só o meu, mas os dos meus vizinhos também. Porque aqui, no caso, o meu nome tá direitinho, CPF, tudo correto. Só que está no endereço da Maria (vizinha). E o meu mesmo já está no nome de outra pessoa. Eu gostaria muito que fosse resolvido", afirma.
Procurada, a Enel informou que está apurando o caso dos clientes citados, na Rua Dom Coutinho, no Bairro Papicu. A empresa também afirma que vai realizar uma inspeção detalhada na rua e nas casas de outros moradores que estão se sentindo lesados com o mesmo problema, para garantir que não há falhas nos processos de medição e leitura.
O que fazer?
Diretora do Procon Fortaleza, Eneilândia Rabelo aconselha que os consumidores registrem reclamação no órgão e levem documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência, além da conta de energia que necessite de revisão. Também é necessário que os consumidores levem consigo o número do cliente e, se possível, a última leitura que foi feita na conta de luz.
Eneilândia afirma, ainda, que o Procon está avaliando a situação. "Estamos vendo todas as medidas cabíveis sobre esse aumento na conta de energia e ver quais medidas podemos tomar diante do código de defesa do consumidor para poder estar reavaliando esse aumento", pontua.
Direito do consumidor
O advogado especialista em direito do consumidor, Gildásio Leal Filho também aconselha que os consumidores, ao perceberem cobrança indevida na conta de energia, procurem imediatamente o Procon ou Decon mais próximo da sua residência.
"O que o consumidor tem que fazer é agir. Protocolar essa reclamação quanto ao aumento abusivo do valor da energia. A gente não paga uma conta de energia para ter um serviço de terceira categoria. Então eu indicaria o consumidor, imediatamente conduzir, correr atrás do Procon, Decon mais próximo da sua casa", aconselha.
Com informações do portal G1/CE
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