Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Ceará tem 90% dos adultos imunizados contra o coronavirus, diz Camilo Santana

 

O Ceará tem 90% da população adulta imunizada contra Covid, segundo afirmou nesta quarta-feira o governador Camilo Santana. A imunização ocorre com a segunda dose da vacina ou dose única da Janssen. Uma dose de reforço é necessária para evitar que a imunidade caia com o tempo.

"Quase 90% de nossa população adulta concluiu ciclo vacinal e que hoje toma a dose de reforço", disse Camilo Santana na mensagem de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa.

Conforme o governador, o Estado também apresentou queda de 80% nas internações por Covid que evoluíram para casos mais graves, em comparação com a primeira onda do novo coronavírus.

"De cada 100 pessoas que dão entrada no nosso sistema de saúde do estado apenas 5 necessitam de transferência para unidade média e alta complexidade. Ou seja, 5% do total. Na primeira onda a cada 100 pessoas que chegavam 25 precisavam ser internadas. 80% a mais", afirma o gestor municipal.

Ainda durante o discurso, Camilo criticou as pessoas que, segundo ele, fazem questão de boicotar a vacina.

"Diante de todas as evidências que lamento profundamente ainda hoje ainda haver pessoas onde missão era zelar pela população, mas fazem questão de boicotar a vacina. Isso significa agir contra a vida. Prejudicando a nossa economia e nosso desenvolvimento".

O Ceará registrou nesta quarta-feira 78,24% de ocupação nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) e 60,14% nos leitos de enfermaria por pacientes com o novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, o Estado teve 1.131.297 casos e 25.332 óbitos pela doença, de acordo com a plataforma IntegraSUS, atualizada às 11h04 de terça-feira (1º).

Sessões com exigência de vacinação

O retorno às atividades na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará seguirá todos os protocolos de segurança sanitária. Devido à nova onda de casos do Coronavírus com a variante Ômicron, o acesso ao plenário será restrito a deputados e autoridades.

Além disso, será solicitada a apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e uso obrigatório da máscara.

Repórteres previamente credenciados acompanharão a sessão pela Sala de Imprensa contígua ao Plenário. Entrevistas deverão ser realizadas no hall de entrada.

Com informações do G1 Ceará.

Forças de segurança vão atuar para evitar eventos durante o carnaval no Ceará, diz Camilo Santana

As forças de segurança do Ceará vão atuar na “Operação Carnaval” para evitar e dispersar possíveis festas e eventos durante o período do feriado no estado. O governador Camilo Santana anunciou a medida nesta quarta-feira (2). Os eventos carnavalescos no estado foram proibidos pelo governador anteriormente.

“Nós vamos instituir a Operação Carnaval, que a gente sempre teve, mas vamos colocar no sentido para que evite qualquer tipo de celebração nesse período”, disse Camilo após fazer um pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará.

No último dia 5, o governador informou a suspensão de todos os eventos de pré-carnaval e carnaval em espaços públicos no Ceará por um mês. Já os outros eventos festivos e sociais, como casamentos e formaturas, tiveram capacidade de público reduzida também por 30 dias.

“A decisão foi suspender todo e qualquer tipo de festa de carnaval. Nós vamos ter a parceria do Ministério Público, vamos colocar os órgãos de segurança pública para que haja fiscalização, mas o mais importante é que as pessoas se conscientizem que esse não é o momento de ficar fazendo festas”, comenta o governador

“É o momento de superar a terceira onda, vacinar a população, não afetar a economia cearense para que a gente possa ter o retorno gradual, normal para a população cearense. Eu espero que a população tenha consciência disso”, complementa Camilo.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário