Web Radio Cultura Crato

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Médico retira cisto gigante do ovário de idosa


Uma equipe do Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, no Norte Fluminense, retirou nesta terça-feira dia 15, um cisto gigante do ovário de uma idosa de 65 anos. No Instagram, o obstetra Marino Oliveira, responsável pela cirurgia, postou uma foto do cisto — do tamanho aproximado de uma bola de futebol — e afirmou: "Esse foi o maior cisto de ovário que já vi!".

Em uma entrevista ao portal "SFn Notícias", o médico disse que a própria idosa não soube dizer há quanto tempo notou a presença do cisto. “Vale lembrar que é uma paciente na terceira idade, de biotipo magra e que apresentava o abdômen como de uma gestante de final de gestação. Isso é sem sombra de dúvidas reflexo da dificuldade que a população tem de ter acesso aos serviços de saúde e principalmente ao longo período que ficamos sem realizar cirurgias eletivas e com os ambulatórios de especialidades fechados".

Após a cirurgia, a paciente foi para UTI. Segundo o hospital, ela tem "uma evolução satisfatória". O cisto foi encaminhado para biópsia.

Fonte: Extra

COVID-19: Subvariante BA.2 representa maior risco que Ômicron, diz estudo

 


Um estudo liderado por investigadores japoneses afirma que a subvariante BA.2 da Ômicron é mais grave e contagiosa, podendo, inclusive, chegar aos pulmões. Os cientistas das universidades de Tóquio, Kumamoto, Hokkaido e Quioto, no Japão, classificam 'de preocupação' esta linhagem.

Segundo o estudo, publicado na plataforma BioRxiv e que ainda aguarda revisão pelos pares, a velocidade de reprodução da BA.2 é 1,4 vezes maior que a verificada para a primeira linhagem da Ômicron. Com base em dados epidemiológicos de vários países, os investigadores descobriam que, em comparação à versão original, a BA.1 apresenta mais de 50 diferenças na estrutura viral, o que equivale a praticamente o dobro das mutações que existiam entre a Delta e a primeira forma de coronavírus.

Recorde-se que a linhagem BA.2 da variante Ômicron foi detectada pela primeira vez em Portugal no final de dezembro.

Fonte: Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário