Web Radio Cultura Crato

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Forças russas se aproximam da capital ucraniana

 


Enviados especiais da agência portuguesa RTP à Ucrânia relatam que forças russas estão se aproximando da capital Kiev.

Há forças de reconhecimento de Moscou que estão a cerca de 10 quilômetros da capital, mas não conseguiram os avanços imediatos que esperavam na área.

Tropas da Ucrânia conseguiram barrar alguma força dos ataques aéreos russos. A indicação, no entanto, é de que dificilmente as autoridades ucranianas poderão conter o ataque.

Chernobyl

As autoridades ucranianas informaram que tropas russas controlam a Central Nuclear de Chernobyl, no Norte da Ucrânia, e que mantêm os funcionários reféns. A Agência Nuclear do país revelou, por sua vez, que detecta níveis crescentes de radiação no local.

Nesta sexta-feira, Moscou anunciou que vai enviar paraquedistas para ajudar a proteger a antiga central nuclear e garantiu que os níveis de radiação “são normais”.

Ceará registra queda de novos casos de Covid-19 há quatro semanas

No caso dos óbitos, há registro de redução há pelo menos três semanas, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde

O Ceará apresentou aumento expressivo de novos casos de Covid-19 no início de 2022 em comparação às últimas semanas no ano anterior. Mas o cenário tem se invertido novamente. Há pelo menos quatro semanas, Estado reduz número de novos casos. Em relação aos óbitos em decorrência da doença, também há diminuição semanal. Neste caso, queda é observada há três semanas.
Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) divulgado nesta sexta-feira, 25. Segundo o documento, todas as regiões de Saúde do Estado (Norte, Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri) apresentam redução de casos e óbitos nas últimas semanas.                           
Na Semana Epidemiológica 6 (de 13 a 19 de fevereiro), a positividade dos exames de RT-PCR foi de 46%. Taxa apresenta uma discreta redução em relação à semana anterior (de 6 a 12 de fevereiro) onde a positividade foi de 47,2%. 
Neste ano, até o dia 19 de fevereiro, foram notificados 1.468 óbitos por Covid-19. Sendo que 1.264 (85,1%) foram confirmados, 126 (9,9%) descartados e 78 (6,1%) estão em investigação. A maioria dos pacientes que foram a óbito era homens (51,1%) e, do total, 77,3% apresentavam doenças crônicas pré-existentes. Duas vítimas eram gestantes (0,1%) e duas puérperas (0,1%). As mortes ocorreram nas residências dos indivíduos em 15,1% dos casos (192 casos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário