Subiu para 136 o número de mortos na tragédia das chuvas em Petrópolis, na região serrana, na manhã desta sexta-feira (18). Ao menos 218 pessoas estão desaparecidas na cidade, segundo a última atualização da Polícia Civil.
Na tarde desta quinta-feira (17), voltou a chover no município, que há dois dias foi castigado pela pior tempestade dos últimos 90 anos. A Defesa Civil acionou sirenes em 14 localidades e emitiu alerta de mobilização para evacuação de moradores das áreas de risco do Quitandinha.
Em vídeos compartilhados nas redes sociais, foi possível ver que as ruas voltaram a ficar alagadas em alguns pontos, como no bairro Alto da Serra. Ainda há previsão de chuva até sábado (19).
As autoridades também continuam em alerta para riscos de novos deslizamentos. A rua Nova, na comunidade 24 de Maio, e a rua Teresa, na Vila Manoel Correa, foram interditadas. A Defesa Civil realizou a evacuação das áreas.
"De acordo com a análise de geólogos da Defesa Civil, a situação requer a ação de caráter preventivo, tendo em vista as grandes dimensões do bloco rochoso existente na região, que está localizado a montante da Rua Nova, em meia encosta", informou por meio de nota.
As pessoas desalojadas foram encaminhadas para a Escola das Comunidades Santo Antônio, já que a estrutura para acolhimento da população que funcionava no bairro teve que ser desmobilizada por conta do risco no momento.
A orientação é que a população busque locais seguros, como os pontos de apoio. De acordo com a Defesa Civil, essas estruturas estão ativas nas escolas Marcelo Alencar, na avenida Amaral Peixoto; Chiquinha Rolla, na rua Campos, n° 1; e Escola Paroquial Bom Jesus, na rua Dr. Thouzet, n° 820.
Cerca de 500 bombeiros atuam nas buscas por vítimas em Petrópolis, com a ajuda de cães farejadores, viaturas do tipo 4x4 e botes, além de aeronaves das forças de segurança do Estado.
Fonte: R7
Número de mortos chega a 120 em Petrópolis; 116 estariam desparecidos
Subiu para 120 o número de mortos na tragédia que destruiu parcialmente o município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, após fortes chuvas desde terça-feira (15), segundo o Corpo de Bombeiros. As informações são do g1. Nesta quinta (17), voltou a chover forte no município, o que fez com que a Defesa Civil acionasse as 14 sirenes do primeiro distrito, para avisar sobre a previsão de chuva forte na região.
De acordo com a Polícia Civil, há 116 registros de pessoas desaparecidas, porém ainda não se sabe quantas dessas pessoas já foram encontradas. Ainda na tarde desta quinta, um novo deslizamento fez com que as autoridades precisassem retirar as pessoas do bairro 24 de Maio.
A Secretaria Estadual de Defesa Civil informou que 24 pessoas foram resgatadas com vida, e 705 pessoas foram encaminhadas para os 33 postos de apoio montados na cidade, em igrejas e escolas da rede pública municipal. A Prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para atender às vítimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário