Web Radio Cultura Crato

sábado, 21 de novembro de 2020

Aneel autoriza contratação de duas termelétricas para o Amapá

               

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a liberação operacional, em caráter excepcional, de duas usinas termelétricas para abastecer o estado do Amapá, que passa por problemas de energia desde o dia 3 de novembro, quando um apagão atingiu o estado.

Segundo o despacho, publicado hoje (20) no Diário Oficial da União, as usinas poderão comercializar 45 megawatts (MW) de energia para o estado. A liberação para a produção comercial começa a partir de amanhã (21).

A contratação atende a uma determinação do Ministério de Minas e Energia (MME), que autorizou a medida, "de forma célere, excepcional e temporária", de geração de energia elétrica no montante de até 150 MWs, na cidade de Macapá, no Amapá, por até 180 dias. A expectativa é que a entrada em operação das usinas contribua para normalizar o abastecimento de energia no estado.

Pelo despacho, a energia virá da Unidade Termelétrica (UTE) Santana II, com 24 unidades geradoras de 1.230 quilowatts (kw) cada, totalizando potência instalada de 29,52 MW para garantia de geração contínua e ininterrupta de 25 MW e da UTE Santa Rita, com 20 unidades geradoras de 1.224 kw cada, somando 24,28 MW de potência instalada para garantia de geração contínua e ininterrupta de 20 MW. As usinas estão localizadas em Macapá, capital do estado.

De acordo com o documento, caberá ainda à Eletronorte, responsável por providenciar a contratação do montante de geração termelétrica, apresentar, no prazo de 60 dias, a documentação necessária para a liberação das operações. 

O prazo poderá ser prorrogado por igual período. O restante da documentação relacionada às UTEs poderá ser apresentado até o dia 10 de janeiro de 2021.

(Agência Brasil)

MATANÇA: Ceará chega à marca de 300 mulheres assassinadas em 2020, com aumento de 31%

Uma jovem de 18 anos de idade e que estava grávida de 4 meses tornou mais uma vítima da violência no Ceará. Foi morta a tiros, na noite da última quarta-feira (18) na cidade de Juazeiro do Norte (a 538Km de Fortaleza). Ericlene dos Santos foi executada pelo ex-namorado e, com isso, o Ceará atingiu a marca de 300 mulheres assassinadas em 2020.

A Polícia está em busca de pistas que levem ao autor do crime. DE acordo com as autoridades, era por volta de 20 horas de quarta-feira quando a garota estava na calçada de sua residência, localizada no bairro dos Franciscanos, quando foi atingida por vários tiros disparados pelo ocupante de uma motocicleta.

A jovem recebeu vários disparos e morreu e, sequer, houve tempo para um socorro médico. Morreu ali mesmo diante da vizinhança. Seu corpo foi encaminhado ao Núcleo Regional da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) em Juazeiro.

O caso deverá ser apurado pela Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte com o apoio do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoas (NHPP), da Delegacia Regional de Polícia Civil daquele Município.

Balanço

Com 300 mulheres assassinadas em menos de 11 meses completo, o Ceará já registra um aumento da ordem de 31 por cento se comparados os anos de 2019 e 2020. No ano passado, 229 mulheres foram mortas no estado.

Das 300 mulheres mortas no Ceará neste ano, 40 delas foram assassinadas somente em maio, o mês que apresentou o maior número de crimes do gênero até agora. 

O Interior do estado foi a área do Ceará com maior número de crimes, com 138 mulheres assassinadas. Na Região Metropolitana de Fortaleza ocorreram outros 91 casos, e na Capital mais 71 crimes do gênero.

Neste mês de novembro, 14 mulheres foram assassinadas em 19 dias.

(Fernando Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário