Web Radio Cultura Crato

sábado, 15 de agosto de 2020

Cearenses descobrem moléculas capaz de bloquear o coronavírus



Um estudo desenvolvido na Universidade Federal do Ceará pode trazer novas possibilidades de tratamentos preventivos contra a covid-19, impedindo a infecção pelo SARS-COV-2 (novo coronavírus).
De forma inédita, os pesquisadores da UFC apontaram, por meio de estudos in silico, que moléculas sintéticas, criadas a partir de proteínas encontradas em plantas como acácia-branca, erva-estrelada e mamona, podem agir para bloquear a ação do vírus.
A concepção dos peptídeos foi feita em laboratório a partir de proteínas encontradas em plantas como acácia-branca, erva-estrelada e mamona, amplamente disponíveis na biodiversidade brasileira e já utilizadas para estudos anteriores, pelo mesmo grupo, contra outros microrganismos.
O estudo que ganhou destaque Internacional avaliou a eficácia de oito moléculas (chamadas de peptídeos) que interagem com o vírus para impedi-lo de se comunicar com a proteína humana que o “recebe”. Essa é a primeira vez no mundo que uma pesquisa utiliza peptídeos sintéticos para tentar bloquear a infecção por coronavírus.
O estudo foi desenvolvido por meio de parceria entre o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).
Via: Blog do Célio Brito

Zeca Camargo se afasta da Band após brigar com diretora de novo programa

Têm sido tensos os bastidores do novo programa matinal da Band. Na última sexta-feira (07-08-2020), o ex-Globo Zeca Camargo teve uma discussão feia com uma diretora de programas que vinha ajudando o novo diretor artístico da Band a implantar a atração de Mariana Godoy. Zeca e a diretora Renata Mello tiveram "desentendimentos editoriais" e discutiram em voz alta, numa cena testemunhada por toda a equipe de produção. Ela saiu chorando, dizendo que iria se demitir.

Nesta semana, pela primeira vez desde que assumiu a dura missão de levantar a programação da Band, no início de julho, Zeca não apareceu na emissora. Ele trabalhou todos os dias de casa, em esquema de home office, e enviou pautas por e-mail. Nos bastidores, a interpretação predominante é a de que o ex-apresentador do Fantástico e No Limite "está perdendo o tesão".
Dispensado pela Globo após 24 anos, Zeca chegou à Band cheio de ideias, algumas vistas como inovadoras. Correu uma maratona para fazer o substituto do Aqui na Band estrear em menos de um mês.
Ao lado de Mariana Godoy, Zeca chegou a participar de uma ação de lançamento da atração, inicialmente prevista para entrar no ar em 3 de agosto. Após dois dias de exibição de chamadas, a Band cancelou a estreia. Johnny Saad, presidente da emissora, não gostou do que viu no piloto e pediu ajustes.
Na sexta passada (7), nova decepção. Por volta das 21h, quando a produção do novo programa (que continua sem nome) já tinha a edição de estreia roteirizada, com convidados agendados para a última segunda (10), veio um novo adiamento. E os nervos na produção afloraram. Para profissionais do novo matinal, a emissora não está tratando Zeca com o devido respeito.
O problema é que o formato apresentado por Camargo ainda não foi aprovado por Johnny Saad, que pediu o desenvolvimento de novos quadros, interação com profissionais das emissoras de rádio do grupo e implicou com detalhes do cenário.
Caio Luiz de Carvalho, diretor de Comunicação e Assuntos Corporativos da Band, diz que a emissora "não tem pressa" de estrear o novo matinal e que foi um erro o anúncio da estreia sem a aprovação do principal executivo da empresa.
Ele confirma a discussão entre Zeca e a diretora Renata Mello, que foi afastada (não demitida) e substituída por Rafael Gessullo, mas enfatiza que está tudo bem entre a Band e Camargo e que a semana de trabalho em home office já estava combinada.
Enquanto isso, o Aqui na Band segue sendo reprisado, desde o final de junho, quando foi suspenso após uma crise entre o departamento de Jornalismo da Band e Vildomar Batista, diretor da atração, por causa de suas pautas conservadoras. Luís Ernesto Lacombe, seu apresentador, pediu demissão.

 NOTÍCIAS DA TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário