A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, localizada na cidade do Eusébio, iniciou oficialmente suas operações nesta segunda-feira (24). O equipamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) terá capacidade para liberar, por dia, até 10 mil resultados de testes RT-PCR, considerados os mais confiáveis para o diagnóstico da doença. As amostras serão encaminhadas pelo Ministério da Saúde.
O lançamento da Unidade - que teve um minuto de silêncio em respeito às quase 115 mil vítimas da doença em todo o Brasil - foi acompanhado pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. Ele destaca que o aparelho vai ampliar a capacidade nacional de processamento de testes moleculares para detecção da Covid-19. Segundo a Fiocruz, os resultados devem ser liberados em, no máximo, 48 horas.
O governador do Ceará, Camilo Santana, ressaltou que o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser fortalecido, cooperado e integrado. “Essa unidade é um exemplo de que há um esforço conjunto com o único objetivo de ajudar a mitigar e investir em algo fundamental. Ela vai permitir o que há de mais moderno e fazer mais de 10 mil testagens por dia, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste”, informa.
CoronaVac pode trazer 97% de imunidade com duas doses, afirma diretor do Butantan
Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan, reafirmou em entrevista à Jovem Pan que a vacina da chinesa Sinovac Biotech, desenvolvida em parceria com o instituto paulista, apresentou imunidade acima de 97% com a segunda dose da vacina experimental para o novo coronavírus.
"Essa vacina (da Sinovac) já é aplicada em duas doses, com diferença de 14 dias, para permitir uma maior produção de anticorpos. Se precisará de uma dose anual ou não ainda devemos aguardar, mas estudos mostram que a vacina é efetiva. Com duas doses poderemos ter proteção superior a 97%, e isso é fundamental para quebrar a cadeia de transmissão do coronavírus", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário