Web Radio Cultura Crato

domingo, 31 de maio de 2020

Três alimentos surpreendentes que provocam insônias


As insônias podem ocorrer devido a inúmeros fatores, desde stress, ansiedade, tomada de determinado tipo de medicação, por motivos crônicos, mas também por aquilo que escolhe comer à noite - sabia? E não, não estamos falando de café.

A Vortex Magazine divulgou uma lista de alguns alimentos (surpreendentes) que podem estar a mantê-lo acordado. Confira!

Tomate

Este fruto é rico em vitamina C, ferro, licopeno e antioxidantes ótimos para a saúde do coração e na prevenção de tumores; todavia, a sua acidez alarga o tempo de digestão e pode inclusive provocar azia. Não ingira tomate ou molho de tomate até três horas antes de ir dormir.

Hidratos de carbono

Desde massa, arroz, batata ou pão - estes alimentos estão repletos de hidratos e amido, que são essenciais para nos dar energia. Contudo, essa energia tão necessária para o corpo também contribui para passar a noite em branco. 

Couve flor

Sim, é verdade não é aconselhável comer couve flor pouco antes de ir dormir, isto porque este vegetal apesar de ser rico em triptofano, um aminoácido que promove a produção de serotonina, o hormônio do sono, é igualmente abundante em fibras insolúveis. E estas prolongam a digestão, impedindo-o de ter um sono tranquilo e reparador.

Com informações Notícias ao Minuto

Camilo Santana diz que não vai ter Fortal


O governador Camilo Santana usou as redes sociais na noite desta sexta-feira (29), para falar sobre um assunto que tomou conta do dia hoje em Fortaleza. A dúvida se vai ter ou não Fortal. 

“Muita gente questionando sobre a possibilidade de ter FORTAL no mês que vem. É óbvio que não haverá. Quaisquer eventos com grandes aglomerações estão suspensos no Ceará por tempo indeterminado. Toda medida será tomada com absoluto rigor e aval das nossas equipes de Saúde”, publicou o governador.

Mais cedo os organizadores do evento se pronunciaram sobre o assunto: “A respeito da nota que está circulando em algumas redes sociais, o Fortal esclarece que este conteúdo foi divulgado há mais de dois meses, ainda no início do isolamento social e está sendo utilizado atualmente fora de contexto. A nota falava que a organização do evento se manteria atenta ao desenrolar dos fatos, seguindo as orientações dos órgãos competentes, o que vem sendo feito desde então, sendo sua principal preocupação sempre com a segurança e bem-estar de seu público. Com base nas análises e direcionamentos do governo, um novo posicionamento oficial sobre o Fortal 2020 será divulgado na próxima semana”.

Com informações Cnews

Mães menores de idade podem pedir auxílio emergencial a partir de hoje


A partir de hoje (30), as mães com menos de 18 anos podem pedir o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras). A novidade está disponível na 16ª versão do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, que está sendo liberada hoje pela Caixa Econômica Federal.

Incluída pelo Congresso durante a tramitação da medida provisória que instituiu o benefício, a extensão do auxílio emergencial para mães menores de idade havia sido sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 15. O cadastro no auxílio emergencial pode ser pedido até 3 de junho.

A vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Tatiana Thomé, explicou como funcionará a novidade em entrevista coletiva hoje à tarde. A mãe menor de idade precisa cadastrar pelo menos dois membros da família (ela própria mais um filho, no mínimo). Caso a adolescente pertença a uma família maior, com algum membro que tenha se cadastrado no auxílio emergencial, precisará fazer o cadastro compatível com o do outro membro da família.

Mães grávidas não poderão fazer o cadastro porque o aplicativo pedirá o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do filho. O processo se dará de forma igual ao dos demais cadastramentos. Ao entrar no aplicativo, a mãe digitará nome completo, número do CPF, nome da mãe e data de nascimento, conforme constam nos cadastros da Receita Federal. O aplicativo oferece a opção “mãe desconhecida”, caso a requerente não conheça a mãe.

Finalizado o cadastro, os dados serão enviados à Dataprev, empresa estatal de tecnologia, que comparará as informações prestadas com as 17 bases de dados disponíveis para ver se o requerente cumpre as condições da lei para receber o auxílio emergencial. A usuária poderá acompanhar, no próprio aplicativo, se o benefício foi aprovado, negado ou se o cadastro foi considerado inconclusivo (quando as informações prestadas não conferem com os bancos de dados do governo).

Com informações Agência Brasil

Casal com 70 anos de casamento morre vítima de covid-19


Hoje está vazio o sofá localizado na varanda de uma casa na cidade de Rio Manso, na região metropolitana de Belo Horizonte, local de encontro de um casal com mais de sete décadas de casamento. Marido e mulher são mais duas vítimas novo coronavírus no Estado.

As mortes dos dois aconteceram com um espaço de 11 dias entre uma e outra.

A primeira vítima foi Antônio Borges dos Santos, de 95 anos, no dia 17 de maio. A estudante Lívia Luiza, neta do casal, conta que o avô teve falta de ar e precisou ser internado em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade de São Joaquim de Bicas, na Grande BH. A família não suspeita da covid-19.

Aos 89 anos, Luiza Francisca Pereira perdia seu companheiro de vida. Abalada, a idosa disse que não conseguiria viver sem ele. Um dia após o falecimento do marido, ela foi internada na mesma unidade de saúde.

No dia 28 de maio, Luiza morreu com os mesmos sintomas. Os exames médicos do casal que completaria 71 anos de união no próximo mês de junho deram positivo para coronavírus.

Lívia relata que após a divulgação do diagnóstico, a família precisou ser isolada e também testada. Até o momento, apenas a cuidadora dos idosos testou positivo para a doença. Agora, os parentes tentam se apegar às lembranças do casal.

— Eles sentavam na varanda da casa para ver os carros passarem e ver as pessoas passando na rua, sempre juntinhos e abraçados. Não podiam ver que estávamos vigiando, que rapidinho paravam de abraçar.

Balanço

O balanço da Secretaria de Estado de Saúde aponta que Minas Gerais tem, até este sábado, 9.630 moradores com exames positivos para covid-19 e 263 mortes provocadas pelo novo vírus. Até o momento, os únicos óbitos confirmados na cidade de Rio Manso são os dos avós de Lívia.

Com informações R7

Superação: Após um mês internada e duas paradas cardíacas, professora se cura do coronavirus e tem alta da UTI

A história de superação da professora Niedja Gomes, de 43 anos, destaca-se entre os pacientes que se curaram da Covid-19. Após superar a doença causada pelo novo coronavírus e duas paradas cardíacas, ela deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Agamenon Magalhães, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, na sexta-feira (29).

Depois de um mês em tratamento, longe do marido e dos cinco filhos, Niedja foi levada para a enfermaria do hospital, onde se prepara para ter alta e voltar a Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. A alta está prevista para a primeira semana de junho, após ela fazer fisioterapia para voltar a andar normalmente.

"Ela esteve numa gravidade que a gente realmente esperava o pior. Ela precisou ser entubada, passou três semanas no respirador, foi extubada, teve que ser novamente entubada, evoluiu com várias infecções e teve duas paradas cardíacas", contou a médica Ana Caribé.

A cardiologista Carla Oliveira estava em um dos plantões em que o coração da professora parou de bater e relatou o espírito de luta que a paciente apresentou.

"Quando Niedja voltou, ela estava muito grave. Precisava de droga para manter a pressão e apresentava alguns distúrbios laboratoriais e respiratórios que, para a gente mais acostumado a lidar com pacientes críticos internados em UTI, era impressionante que ela estava ali, lutando pela vida. E ninguém desistiu", disse.

Com informações do G1.  via http://elberfeitosa.blogspot.com/

PM invade suíte de motel em Fortaleza e acaba com festa de bandidos armados

Várias adolescentes estavam no local onde eram consumidas drogas e bebidas

Vários jovens foram presos ainda dentro da suíte do motel com várias adolescentes

A Polícia Militar do Ceará encerrou na madrugada deste último sábado (30), uma festa realizada em uma suíte de um motel localizado no bairro Jacarecanga, em Fortaleza (CE). Na ação, os policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) e da Força Tática (FT) encontraram armas de fogo e drogas.
Era por volta de 00h, quando os militares receberam informações acerca de uma festa com aglomeração de pessoas que acontecia em uma suíte compartilhada no motel. No local, várias pessoas faziam uso de drogas e portavam armas de fogo. No momento da abordagem, cerca de 30 pessoas, após perceberem a presença dos PMs, tentaram empreender fuga e esconder os materiais ilícitos. Foram apreendidos uma pistola de calibre 380, um revólver calibre 38,  papelotes de maconha, vidros de “loló” e latas de respingo de solda.
Além do material apreendido, as equipes policiais constataram a presença de menores de idade no local. Diante dos fatos, todos foram apresentados na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e, posteriormente, as mulheres envolvidas foram conduzidas a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), para verificar possíveis crimes, onde foi feito um Boletim de Ocorrência (B.O).
Três homens foram presos e autuados com base nos artigos 180 (receptação) e 304 (uso de documento falso) do Código Penal, artigo 14 do Estatuto do Desarmamento (porte ilegal de arma de fogo) e 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente (corrupção de menor).

Material apreendido no local - Drogas, armas, munições e dinheiro foram apreendidos durante a operação.

Ceará inicia transição para reabertura econômica, mas com mais sete municípios em isolamento rígido

Governo ainda fez recomendação de mais rigor no combate à Covid-19 para mais 55 cidades cearenses da RMF e do interior

Prefeitura de Americana - Página Inicial
O governador do Ceará, Camilo Santana, confirmou neste sábado (30), com um decreto, a prorrogação das medidas de isolamento social no Estado por mais sete dias e apresentou as diretrizes para a fase de transição do plano de retomada da economia local. Mas com a propagação do coronavírus no interior, o chefe do Executivo estadual anunciou, também, que mais 7 cidades deverão implementar medidas mais rígidas de isolamento, assim como Fortaleza.
A partir de segunda-feira (1º), Caucaia, Maracanaú, Sobral, Acaraú, Itapipoca, Itarema e Camocim terão de seguir medidas sanitárias mais duras. Os sete municípios já registram mais de 7,4 mil casos confirmados de covid-19  e 340 óbitos causados pela doença, segundo a Secretaria da Saúde.
Outras 55 cidades tiveram, no decreto publicado na noite de sábado(30), a recomendação de adotar mais rigor no combate à pandemia do novo coronavírus.
O governador voltou a mencionar a importância das medidas de isolamento para conter a propagação do novo coronavírus no Estado. E ainda disse que, apesar do início da fase de transição, o projeto da retomada será pautado pelas orientações dos especialistas da saúde. Os indicadores de contaminações, internações e óbitos pela Covid-19 serão observados constantemente para determinar se as fases terão continuidade no tempo previsto de 14 dias para cada etapa.

Ceará tem mais de 30 mil pacientes recuperados do coronavirus

O Ceará contabilizou 47.822 pessoas infectadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), conforme atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), às 17h55, deste sábado (30).
São 9.427 casos a mais em comparação a atualização das 17h53 desta sexta-feira (29), quando o estado totalizou 38.395 casos confirmados. O número de óbitos pela Covid-19 chegou a 2.956 no Estado, 97 confirmações a mais que as registradas nesta sexta.
O salto no número de casos ocorre por causa da liberação dos resultados de mais de 20 mil testes, chegando a 115.816 exames em todo o Estado entre PCR, testes rápidos e sorologia, segundo a Sesa.
A quantidade de casos investigados do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é de 53.833 no Ceará, e a recuperação foi de 30.395 pessoas.

Genro é preso suspeito de matar o sogro, a esposa dele e a madrasta em Acopiara

Homem preso era casado com a filha do dono da casa, Graciele da Silva.
Francisco Edson, de 28 anos, foi preso pela Polícia Civil suspeito de participação no triplo homicídio que vitimou pai, de 54 anos, filha, de 25, e a madrasta dela, de 50, no município de Acopiara, no Ceará, nesta quarta-feira (27). O suspeito é casado com a jovem.

O crime aconteceu no último dia 2. As vítimas estavam dentro de casa, localizada no Sítio Freitas, distante 15km do Centro da cidade, quando foram assassinadas com tiros na cabeça. Foram mortos Antônio Araújo, Maria de Fátima da Silva e a jovem Graciele da Silva Araújo.

Segundo o Delegado Glaube Ferreira, a filha de Graciele estava dentro da residência no momento dos disparos. A criança, no entanto, não foi atingida por nenhum tiro. 

De acordo com a Polícia Civil, três homens suspeitos de envolvimento no crime foram identificados. São eles: Antonio Cícero do Ó, de 49 anos, com passagens por porte ilegal de arma de fogo e receptação; Pedro Justo do Ó de Araújo, 43 anos, com passagens por furto; e Francisco Edson, que foi preso nesta quarta e não possuía antecedentes criminais.

Edson mentiu sobre as circunstâncias do crime no primeiro depoimento. Os outros dois foragidos também são parentes de uma das vítimas. O trio teria envolvimento com uma organização criminosa da região, e o crime estaria ligado ao fato. 

Com o final das apurações do crime, a polícia representou pela prisão do trio. O pedido foi aceito pelo Poder Judiciário local e, a partir de então, buscas foram iniciadas.

Nessa quarta-feira (27), Edson foi localizado e preso. Ele foi conduzido para a delegacia, onde após os procedimentos sobre o fato serem realizados, foi colocado à disposição da Justiça. A polícia faz buscas para capturar Cícero e Pedro Justo, que se encontram foragidos.

Sepultamento das vítimas

As três vítimas foram sepultadas no fim da tarde do domingo (3), no cemitério da cidade de Acopiara. Diante da pandemia do novo coronavírus, o velório contou com a presença de poucas pessoas, entre amigos e familiares. Além do sentimento de dor, os entes buscavam respostas para o crime. 

“Todos viviam para o trabalho, era uma professora querida, uma família evangélica, sem inimigos e tudo isso foi uma grande surpresa, uma coisa triste que ninguém entende”, disse a professora Débora Albuquerque. “O nosso sentimento é de muita dor”.

Grupo de Deputados Federais protocola representação criminal contra Alexandre de Moraes

Os deputados federais Carla Zambelli (PSL-SP), Aline Sleutjes (PSL-PR), Bia Kicis (PSL-DF), Carlos Jordy (PSL-RJ), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Filipe Barros (PSL-PR) e Junio Amaral (PSL-MG) protocolaram, nesta sexta-feira (29), uma representação criminal no MPF (Ministério Público Federal) contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, por abuso de autoridade.

No documento, os parlamentares destacam que o inquérito 4.781, relatado por Moraes, é ilegal e fere a sistemática processual penal de investigação e a Constituição Federal, destaca o Portal R7.

“Falta a este Supremo Tribunal Federal a necessária impessoalidade judicial para investigar delitos cujas vítimas possivelmente sejam seus próprios Ministros, nos termos do que dispôs a própria Portaria de instauração desse Inquérito”, destaca o documento.
Relacionados: Após escândalo da Odebrecht, pedido de impeachment de Toffoli será apresentado no Senado

Pelas redes sociais, a Deputada Carla Zambelli anunciou:

“Os Deputados Federais Carla Zambelli, Aline Sleutjes, Bia Kicis, Carlos Jordy, Eduardo Bolsonaro, Filipe Barros e Cabo Junio Amaral protocolaram hoje, uma representação criminal no Ministério Público Federal contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, por abuso de autoridade.

No documento, os parlamentares destacam que o inquérito 4.781 é ilegal e fere a sistemática processual penal de investigação e a Constituição Federal.”

Floyd e policial que o matou trabalharam na mesma boate

Ex-proprietária de casa noturna confirmou que os dois foram seguranças do local.
George Floyd e o policial Derek Chauvin, que o asfixiou, trabalharam na casa noturna El Nuevo Rodeo. Eles já fizeram parte da segurança do local.

Apesar de terem trabalhado no mesmo local, ainda não foi provado se os dois se conheciam. Maya Santamaria, ex-proprietária do clube, disse que Chauvin e Floyd trabalhavam em turnos sobrepostos e vários seguranças faziam parte da equipe.

Santamaria falou ainda que demorou a reconhecer Floyd no vídeo que mostra o momento de sua morte.

– Meu amigo me enviou [o vídeo] e disse que este é o cara que trabalhava para você e eu disse: ‘Não é ele.’ E então eles fizeram o close e foi quando eu disse: ‘Oh meu Deus, é ele’. Eu não reconheci George como um dos nossos seguranças, porque ele parecia muito diferente ali deitado assim – contou.

A morte de Floyd aconteceu na última segunda-feira (25) e provocou uma onda de protestos contra o racismo nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira (29), as manifestações continuaram e tomaram conta de várias cidades, bem como da capital, Washington DC, onde a Casa Branca chegou a ser trancada.

EUA enviam mais US$ 6 milhões de dólares para ajudar o Brasil no combate à pandemia

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou a doação de mais US$ 6 milhões de dólares para ajudar o Brasil a mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus. O total doado pelos EUA até o momento é de US$ 12 milhões (aproximadamente R$ 66 milhões).

O novo recurso foi disponibilizado pela Assistência Internacional a Desastres (IDA) da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e deverá ser empregado em atividades emergenciais em saúde, água, saneamento e higiene. A prioridade é a ajuda a populações na região amazônica, informou a embaixada.

O anúncio da embaixada foi feito ontem (29), mesmo dia em que os EUA passaram a proibir a entrada de viajantes que tenham passado pelo Brasil nos 14 dias anteriores à viagem. O decreto que prevê a medida foi assinado em 24 de maio pelo presidente norte-americano Donald Trump.

(R. Curitiba)

PANDEMIA DA BALA EM SOBRAL: DOIS JOVENS SÃO ASSASSINADOS NO BAIRRO TERRENOS NOVOS

Por volta das 19h40 deste sábado (30), um duplo homicídio a bala foi registrado na rua Joaquim Alves Pereira, nos Terrenos Novos.
Dois homens armados de revólver em uma motocicleta efetuaram uma "rajada" de balas, ferindo dois jovens que estavam jogando baralho na calçada. As vítimas foram socorridas para o HRN, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

Os autores do crime fugiram logo após o crime, tomando destino ignorado.

As vítimas foram identificadas como: Kauã Mota de Sousa, 15 anos e Alan Dias da Silva, 22 anos. Os jovens não tinham passagens pela polícia.

A Polícia foi acionada, realizou diligências, mas os criminosos não foram localizados.

A Polícia Civil irá investigar o crime, através de inquérito policial.

Sobral registra 36 homicídios dolosos no corrente ano.

https://www.sobral24horas.com/
(Matéria atualizadas às 22h20)

Covid-19: Brasil tem quase 500 mil casos confirmados e 28.834 mortes

O Brasil registrou 956 novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 28.834. O resultado representou um aumento de 3,4% em relação a ontem (29), quando foram contabilizados 27.878 óbitos provocados pela doença. Os números foram divulgados, no início da noite de hoje (30), no balanço do Ministério da Saúde.

Foram incluídas nas estatísticas 33.274 novas pessoas infectadas com o novo coronavírus, somando 498.440 casos confirmados. O resultado marcou um acréscimo de 7,2% em relação a ontem, quando o número de pessoas infectadas estava em 465.166.

Do total de casos confirmados, 268.714 (53,9%) estão em acompanhamento e 200.892 (40,3%) pacientes se recuperaram. Há ainda 3.862 óbitos sendo analisados.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de mortes (7.532). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (5.277), Ceará (2.956), Pará (2.900) e Pernambuco (2.740).

Além disso, foram registradas mortes no Amazonas (2.047), Maranhão (932), Bahia (638), Espírito Santo (583), Alagoas (424), Paraíba (347), Rio Grande do Norte (305), Minas Gerais (263), Rio Grande do Sul (218), Amapá (215), Paraná (181), Piauí (157), Rondônia (151), Distrito Federal (162), Santa Catarina (136), Sergipe (149), Acre (142), Goiás (122), Roraima (110), Tocantins (71), Mato Grosso (57) e Mato Grosso do Sul (19).

Já em número de casos confirmados, aparecem nas primeiras posições do ranking São Paulo (107.642), Rio de Janeiro (52.420), Ceará (46.056), Amazonas (40.560) e Pará (37.296). Entre as unidades da federação com mais pessoas infectadas estão ainda Permambuco (33.427), Maranhão (32.620), Bahia (17.626), Espírito Santo (13.437) e Paraíba (12.862).

(AgBr)