Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Fim de semana sangrento no Ceará com 25 mortes em acidentes e assassinatos


Uma colisão frontal de dois carros na BR-118, Km 88, no sábado, deixou duas pessoas mortas.

Ao menos, 25 pessoas morreram de forma violenta neste fim de semana no Ceará. Além de 17 pessoas assassinadas, outras oito acabaram mortas em diversos acidentes de trânsito ocorridos em rodovias estaduais e federais. A violência foi maior no interior do estado com 18 óbitos.

Dos 17 assassinatos registrados no fim de semana, sete ocorreram da Grande Fortaleza. Na Capital foram três crimes (nos bairros Pedras, Conjunto José Walter e Bairro de Fátima) e na zona metropolitana nos Municípios de Maracanaú (2), Maranguape e Pacajus.

No Interior Norte do estado, cinco pessoas foram mortas nos Municípios de São Benedito (3), Ocara e Sobral. Já no Interior Sul, foram registrados assassinatos em Quixeramobim, Aurora, Alto Santo, Mauriti e Aracati.

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada de domingo (12) na cidade de São Benedito (a 337Km de Fortaleza). Era por volta de 2h40 quando moradores do bairro Recanto foram acordados com vários estampidos. Logo depois, encontraram os corpos de João Ediney Alves de Sousa, 28 anos; e de sua companheira, Ana Cláudia de Sousa, 41 anos.

Os dois foram atingidos por vários tiros e morreram abraçados no meio da rua. Policiais civis e militares estiveram na cena do crime em busca de informações que levassem aos autores do duplo assassinato. Os corpos foram encaminhados ao Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) na cidade de Sobral.

Acidentes

Oito pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito no Ceará. Um dos casos mais graves aconteceu na manhã de sábado (11), no quilômetro 88 da BR-116 (Rodovia Santos Dumont), em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Uma colisão frontal de dois automóveis (Sandero e Prisma) deixou mortos um homem de 44 anos e uma mulher de 64 anos.

Dois homens morreram também em um acidente ocorrido na tarde de domingo (12), no Município de Ipu (a 288Km de Fortaleza). Francisco Antônio de Sousa, 38 anos; e Matheus Almeida de Sousa, 21, trafegavam em uma motocicleta quando colidiram com um caminhão na localidade de Sítio São João, na zona rural. O primeiro teve morte instantânea. O segundo, ainda foi socorrido para a Santa Casa de Sobral, mas não resistiu.

A dona de casa, Maria do Livramento da Silva, 51 anos, morreu ao sofrer uma queda de sua motocicleta no Distrito de Jaibaras, na zona rural do Município de Sobral (a n224Km de Fortaleza).

As autoridades registraram acidentes com mortes também nos Municípios de Porteiras, Morada Nova e Limoeiro do Norte.

Morre delegado cearense baleado após discussão na Paraíba


O delegado cearense lotado na Polícia Civil da Paraíba, Leonardo Machado da Costa Sousa Carvalho, faleceu neste último sábado (11), em Fortaleza, após passar os últimos três anos em estado vegetativo. Ele foi atingido por disparos de arma de fogo, em junho de 2015, por um ex-vereador na cidade de Uiraúna, no Sertão paraibano, depois de uma discussão num supermercado.

À época, com 37 anos, o delegado esbarrou no acusado do crime, Ivamar de Paiva Barreto, quando ambos estavam no comércio. Ao sair do local, a vítima foi baleada na cabeça e no tórax, no estacionamento. Leonardo estava acompanhado da mãe e dos dois filhos. Ele foi socorrido para um hospital em João Pessoa e depois transferido para Fortaleza.

Ivamar de Paiva Barreto fugiu da cidade, mas foi preso em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, um mês após o crime. Em março de 2017, ele foi condenado a 13 anos de prisão por porte ilegal de arma, homicídio tentado duplamente qualificado e crime por motivo fútil. Hoje, ele está preso no Presídio PB1, em João Pessoa.

Carreira

Leonardo nasceu no Ceará, se formou em Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor) e morava na Paraíba desde 2005, quando assumiu o cargo de delegado nas cidades de Cajazeiras, Uiraúna e, posteriormente, Sousa. De acordo familiares, nos últimos anos, ele respirava com a ajuda de aparelhos, se alimentava por uma sonda e tinha ataques epiléticos.

A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel) manifestou "profundo pesar pelo falecimento de seu associado", lembrando que "há três anos Leonardo vinha lutando pela vida, após ter sido, de forma covarde e vil, alvejado por disparo de arma de fogo".

"Rogamos a Deus para que receba nosso colega de braços abertos e que dê forças a sua família - filhos, esposa, irmãs, mãe e demais familiares - para suportar esse momento tão difícil", diz nota assinada pelo presidente da entidade, Steferson Gomes Nogueira Vieira

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Ceará (Adepol-CE) também destacou que se solidariza com familiares e amigos do Delegado. "Leonardo Machado era cearense, mas prestava serviços à sociedade paraibana através da Polícia Civil. Trata-se de um crime que deixou não somente os parentes enlutados pela morte prematura de um profissional da Segurança Pública, mas todos os cidadãos paraibanos", manifestou-se.

Despedida

O velório de Leonardo Machado ocorre na Funerária Ethernus, neste domingo (12), a partir das 18h. A missa de corpo presente acontece no mesmo local, às 9h desta segunda (13). Já o sepultamento ocorre em seguida, no cemitério São João Batista, no Centro de Fortaleza, às 10h30. Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário