Web Radio Cultura Crato

sábado, 18 de agosto de 2018

Cariri e o Centro Sul do Ceará são os que mais sofrem com a seca

O Monitor das Secas, serviço de monitoramento da estiagem divulgado pelo governo federal, traz um alerta para o Ceará. De acordo com o acompanhamento mensal atualizado nesta última quinta-feira (16), apesar de chuvas acima da média em algumas áreas do Estado em julho deste ano, houve uma piora no grau de severidade. No Sul (Cariri) e Centro a condição se agravou, com aumento da seca grave e seca moderada.

Além disso, aponta o Monitor, no Norte do Ceará surgiu uma área de seca fraca. Por isso há a indicação de seca de curto prazo nessa região. Já no extremo noroeste do Estado, ainda permanece uma área sem seca.

O relatório mostra que, em apenas um mês, a situação se agravou. Comparando-se o gráfico atual com o do mês de junho, observa-se que numa ampla área na região Norte, são observadas condições sem seca relativa. Agora, a situação mudou.

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da estiagem no Nordeste, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas. Mensalmente informações sobre a situação são disponibilizadas até o mês anterior, com indicadores que reetem o curto prazo (últimos três, quatro e seis meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca na região.

O serviço tem como objetivo integrar o conhecimento técnico e científico já existente em diferentes instituições estaduais e federais para alcançar um entendimento comum sobre as condições de seca, como: sua severidade, a evolução espacial e no tempo, e seus impactos sobre os diferentes setores envolvidos. O Monitor facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos utilizáveis por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecanismos de monitoramento, previsão e alerta precoce.

No Brasil, o Monitor de Secas está sendo desenvolvido em uma base piloto com foco na região semiárida do país por um amplo grupo de especialistas e instituições brasileiros (entidades federais e estaduais, universidades e com a participação da sociedade civil). A iniciativa conta com o apoio financeiro do Banco Mundial e de parcerias internacionais com a Comissão Nacional da Água do México (Conagua), o Centro Nacional de Mitigação de Secas, dos Estados Unidos, além de instituições governamentais e acadêmicas da Espanha. Na sua mais nova fase, o Monitor conta com a Agência Nacional de Águas como instituição central do processo, sendo responsável pela coordenação ao nível federal e pela articulação com os estados da região, assim como, sua expansão para outros estados.

Classicação e impactos

Seca Fraca

Entrando em seca: veranico de curto prazo diminuindo plantio, crescimento de culturas ou pastagem. Saindo de seca: alguns décits hídricos prolongados, pastagens ou culturas não completamente recuperadas.

Seca Moderada

Alguns danos às culturas, pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento ou iminentes; restrições voluntárias de uso de água solicitadas.

Seca Grave

Perdas de cultura ou pastagens prováveis; escassez de água comuns; restrições de água impostas.

Seca Extrema

Grandes perdas de culturas / pastagem; escassez de água generalizada ou restrições

Seca Excepcional

Perdas de cultura / pastagem excepcionais e generalizadas; escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de
emergência.

Fonte Adaptado do National Drought Mitigation Center, Lincoln, Nebraska, U.S.

Após brigas com Leo Dias, Mara Maravilha deixa o ‘Fofocalizando’


A cantora e apresentadora Mara Maravilha não fará mais parte do programa de fofocas do SBT, o Fofocalizando. O SBT anunciou em breve comunicado a saída de Mara, que nos últimos meses protagonizou diversas brigas com os colegas de programa, em especial o jornalista Leo Dias. 

A mais recente delas ocorreu nesta última quarta-feira (15), quando Leo Dias esclareceu um erro em uma notícia sobre o cantor Belo e disse que ele havia mentido. “Mentir pra mim, gente? Pra mim que sou tão leal a vocês? Aí, meu amor, aí fica feio”, disse Dias.

Mara, então, decidiu se pronunciar. “O nosso compromisso principal não é ser amigo de cantor, de artista não, é pegar a informação que interessa ao público e passar com veracidade e dar a nossa opinião.”

Dias ficou incomodado e mandou recado à colega: “Não, Mara, é desconfiar do meu trabalho. É duvidar, o que eu tenho de mais precioso é a minha palavra e o meu trabalho. Não dá pra desconfiar do que eu tô falando aqui. É isso.”

Em outra edição, no dia 2 de agosto, Leo Dias perdeu a paciência com as interrupções de Mara e, ao chamar a colega, disse: “Com vocês, a senhora da razão, Mara Maravilha”.

A apresentadora se incomodou e chegou a chorar. “Leo Dias, por favor, não me ofenda. […] Não sou dona da razão, sou sua colega”, disse.”Ah não, isso não é para chorar. A gente chora quando alguém morre”, reclamou o jornalista.

Em maio, Mara afirmou ao F5 que as brigas ficam só dentro do estúdio. “É um ringue em que cada um expõe sua opinião, e ninguém quer ficar na lona. Mas vamos combinar que isso faz parte. Quando termina o programa, a expectativa se volta para as cenas dos próximos capítulos”, afirma ela.

Segundo a emissora, a decisão foi tomada em comum acordo entre Mara e a direção artística do SBT. A apresentadora continua contratada pelo SBT, que avalia onde encaixá-la na programação.

Procurada, Mara não quis se pronunciar. O programa “Fofocalizando” vai ao ar de segunda à sexta, às 15h. O elenco conta ainda com Livia Andrade, Leão Lobo, Décio Piccinini e Mamma Bruschetta. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário