Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

PF cumpre mandados contra policiais civis suspeitos de tráfico de drogas e corrupção no Ceará

Segundo a PF, policiais da Divisão de Combate ao 
Tráfico são investigados por desvio de entorpecentes, extorsão e outros delitos.
A Polícia Federal cumpre mandados, nesta quarta-feira (6), em uma operação contra policiais civis da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) do Ceará. Segundo a PF, os agentes são investigados por diversos crimes, como corrupção, comércio ilícito de anabolizantes e tráfico de drogas.

Conforme a Polícia Federal, foram cumpridos 25 mandados de condução coercitiva (quando o investigado é levado para depor) e 10 mandados de afastamento de funções, com recolhimento das armas e identidades funcionais. Seis policiais investigados também foram removidos para outras unidades da Polícia Civil para atuarem em funções administrativas.

A investigação teve início a partir de apuração sobre a comercialização ilegal de anabolizantes vindos da Europa. A Polícia Federal identificou a participação dos policiais civis em extorsões praticadas contra o principal investigado. A PF informou também que a apuração revelou "fortes indícios de cometimento de outros crimes, a exemplo de desvios de apreensões de drogas".


Os crimes investigados pela Polícia Federal durante a operação são:

- Comercialização ilegal de anabolizantes;
- Peculato (apropriação ilegal de recursos públicos);
- Concussão (vantagem indevida exigida por servidor público);
- Corrupção passiva (solicitar ou receber vantagem);
- Associação criminosa;
- Tráfico de drogas.

A sede da Divisão de Combate ao Tráfico esteve fechada durante a manhã desta quarta-feira. O G1 acompanhou, do lado de fora, a movimentação de policiais federais que estiveram na delegacia realizando buscas durante a ação. Carros da Polícia Federal também estavam estacionados no local. Policiais civis que chegaram para trabalhar não puderam entrar na unidade e retornaram.


Operação Vereda

A operação, nomeada de "Vereda", mobilizou 150 policiais federais e agentes da Secretaria de Segurança Pública e da Delegacia-Geral da Polícia Civil. Os mandados foram cumpridos em Fortaleza, Caucaia e Eusébio, na Região Metropolitana da capital.

A Polícia Federal não informou o nome dos investigados. O órgão concederá uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (6) para repassar os detalhes sobre o esquema ilícito comandando pelos suspeitos.

Segundo a PF, a operação foi batizada de “Vereda” em alusão ao livre arbítrio que levou os integrantes da quadrilha, à sombra da condição policial, para a prática delitiva de crimes diversos.

Fonte: G1

Três mulheres mortas em Fortaleza em menos de 24 horas. No ano, já são 315 vítimas da violência

Subiu para 315 o número de mulheres assassinadas no Ceará em 2017. Nas últimas 24 horas, mais três crimes de morte do gênero foram registrados pelas autoridades, todos na Capital. Entre as vítimas está uma líder comunitária que fazia um trabalho social com crianças e adolescentes para tirá-las das drogas. Outra vítima foi encontrada degolada e a terceira foi morta nas primeiras horas de hoje (6) em um ponto de ônibus quando seguia para o trabalho.

A líder comunitária e repentista Cristina dos Santos, conhecida por “Cristina Poeta”, morreu no hospital na tarde desta terça-feira após passar cerca de 20 dias internada. Ela sofreu um atentado há três semanas quando se encontrava em um ponto de ônibus na Avenida Senador Fernandes Távora, no bairro Genibaú, onde morava e praticava as ações sociais com a comunidade.

“Cristina Poeta” transformou a sua casa, no Genibaú, num local de atividades lúdicas e educativas para crianças e adolescentes, tais como contação de estórias, dança, brincadeiras e leitura. Ela repetia nas entrevistas que concedia a imprensa que sua intenção era tirar as crianças e adolescentes das ruas e impedir que fossem recrutadas pelo tráfico. 

Há três semanas ela foi atacada no ponto de ônibus e sofreu três tiros à queima-roupa. O atirado estava em um carro e, após atirar contra a mulher, ainda passou o carro duas vezes por cima do corpo da vítima, desceu novamente do veículo e disparou mais tiros. Para a Polícia, a suspeita é de que o crime tenha sido ordenado por traficantes da área.

Mais mortes

Na noite de ontem (5), o corpo de uma mulher foi encontrado sem a cabeça no bairro Aracapé, na zona sul da Capital. Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e peritos da Pefoce estiveram no local e iniciaram as investigações. Horas depois, a cabeça foi encontrada. O corpo foi encaminhado para a sede da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) sem identificação.

Já na manhã desta terça-feira, por volta de 5h30, uma mulher foi assassinada enquanto espera um coletivo em um ponto de ônibus na Avenida Frei Cirilo, em Messejana. A vítima foi identificada por Elizângela Nascimento da Silva, 37 anos. A Polícia não descarta a hipótese de um latrocínio (roubo ou tentativa de roubo seguida de morte). Contudo, outra linha de investigação também está sendo seguida. A Polícia mantém sigilo sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário