Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Cantora Solange Almeida recebe título de madrinha da força de segurança no Ceará

A cantora de forró Solange Almeida, ex-integrante da banda Aviões, recebeu nesta última quinta-feira (21) ,o título de madrinha da força de segurança do Ceará. O título foi concedido pelo governador do estado, Camilo Santana, durante cerimônia de promoção de 1.847 profissionais, realizada nesta manhã no Centro de Eventos.

“Fui convidada a fazer parte da solenidade de promoção de quase dois mil PMs e recebi das mãos do Governador do Estado, Camilo Santana, o título de Madrinha do Batalhão de Choque Do Ceará. Que honra. Obrigada a toda Polícia militar, Corpo de Bombeiros e Governo do Estado pelo privilégio de fazer parte de um momento tão glorioso”, comentou Solange.

13 mil promoções


O governador Camilo Santana comemorou 13 mil promoções de agentes de segurança com base na lei de promoções, em vigor desde 2015.

“De lá para cá, nós já promovemos mais de 13 mil bombeiros e policiais militares em todo o Ceará. Isso é uma forma de reconhecimento e valorização dos nossos profissionais da Segurança Pública do Ceará. Era uma reivindicação antiga. A cada ano agora se torna uma realidade. Isso cria mais estímulos para todos exercerem suas funções”, afirmou Camilo.

Ceará tem a quinta maior taxa de analfabetismo do país, segundo IBGE

A taxa de analfabetismo entre cearenses é de 15,2%, a quinta maior do país, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta última quinta-feira (21), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Entre os analfabetos, mais de um milhão de pessoas não sabem ler nem escrever. Os resultados apresentados têm como referência o segundo trimestre de 2016 e englobam pessoas com idade a partir de 15 anos.

Entre pessoas idosas, com 60 anos ou mais, o número sobe para 38,1%. De acordo com Hélder Rocha, supervisor de Documentação e Disseminação da Informação Unidade Estadual do IBGE no Ceará, quanto maior a faixa etária, maior o número de analfabetos. 

“Por uma questão de época histórica e acesso à educação, as gerações anteriores apresentam taxa de analfabetismo maior que as novas gerações”, explica.

Metas de redução

O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei n. 13.005/2014, estipulou como meta a redução da taxa de analfabetismo para 6,5% até 2015, e a erradicação, em 2024. 

No entanto, a Região Nordeste apresenta a maior taxa de analfabetismo (14,8%), quatro vezes maior do que as taxas estimadas para as Regiões Sudeste (3,8%) e Sul (3,6%). 

Na Região Norte, a taxa foi de 8,5% e no Centro-Oeste, 5,7%. A meta do PNE para 2015 só foi alcançada nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário