Web Radio Cultura Crato

domingo, 10 de setembro de 2017

Forrozeiro Edson Lima inicia nova fase na música

Edson Lima
Após passar um mês internado por complicações ocasionadas por uma cirurgia de desvio no estômago, realizada há mais de oito anos, o cantor Edson Lima retorna aos palcos do Nordeste. Em passagem por Fortaleza para gravar um especial da Imaginar Filmes, o forrozeiro conversou com o Puxa o Fole sobre os momentos de tensão causados pelo descuido com a saúde. Em boa forma, Edson se dedica agora a novos projetos na música em carreira solo e ao lado do irmão Batista Lima. A informação é do Diário do Nordeste.
Ao lado de Vicente Nery, o forrozeiro gravou um dueto da música "Leilão" que levou o nome do cantor ao cenário nacional.
 
Nascido no Sítio Gama, Distrito de São José do Belmonte, em Pernambuco, Edson Lima começou a carreira nos anos 1980 com interpretações de rock e MPB. "Eu iniciei como cantor de baile. Cantei em um dos maiores grupos do Nordeste que era do Ceará, a Banda Magazine, de Juazeiro do Norte. O grupo era do saudoso Gilson Magazine", conta o vocalista. Segundo o cantor, do gênero forró, o que mais se tocava e se ouvia em rádios eram Luiz Gonzaga e Assisão.

Mas foi na Banda Limão com Mel, em 1993, que a voz do forrozeiro ganhou destaque. "Com a chegada de Mastruz com Leite, Forró Maior e Dedim Gouveia as pessoas começaram a invadir as praças com a nova batida do forró principalmente pela Banda Aquários. Carlos Rilmar, o príncipe do forró. Ele foi um grande precursor. Em seguida, veio o Beto Barbosa e começou aquele movimento do forró com Eliane".

Edson Lima e Walkyria
Edson Lima gravou especial, na última semana, com nomes do forró dos anos 1990. A cantora Walkyria Santos participou da produção
  
Ao lado do irmão, Edson afirma ter tido uma das melhores experiências na música. A parceria é tanta que até hoje os dois trabalham juntos em um projeto que relembra os sucessos do início da carreira dos irmãos. "Batista saiu verdinho de casa. Com empenho, dedicação eu sempre soube do talento dele. Quando eu sai da Limão com Mel, o pessoal aprovou de cara. 

Eu já sabia que iria ser sucesso. Ele teve a garra de não ser indicado pelo irmão pra ir cantar na Limão. Foi pelos méritos e passagens em bandas", declara o forrozeiro.

Brigadeiro de formiga?! Sim, essa é a nova sobremesa de cafeteria em Fortaleza


O doce já é um dos mais pedidos da casa

Que a formiga gosta de doce, todo mundo sabe, mas já pensou comer um brigadeiro com formiga e tudo? Uma patisserie e cafeteria de Fortaleza resolveu investir em uma variedade bem inusitada de doces, e está fazendo sucesso com uma sobremesa que traz uma formiga comestível no topo. A informação é do Tribuna do Ceará.

A ideia veio do chef Felipe Eric e do seu sócio Walter Ferlin, donos da Sablê Diamant. “Nós já tínhamos trazido o brigadeiro de banana, de jerimum, framboesa e tivemos a ideia de trazer o brigadeiro de jambu, que tem como mascote uma formiga”, indica.

O jambu é uma planta amazônica bastante utilizada na culinária da Região Norte do Brasil, como explica Walter. “Um planta que produz um certo formigamento aos lábios. E por que a formiga? Porque a formiga tem no cérebro uma enzima que também produz o mesmo efeito do jambu”, explica o chef.

Mas não é qualquer formiga, claro. Esse tipo específico de inseto é criado em São Paulo e desembarca em Fortaleza para compor os sabores da sobremesa.

“É uma formiga criada em cativeiro e se alimenta somente de capim santo, e que ela tem um cheirinho de capim santo, que nós usamos para fazer chá”, pontua. O brigadeiro de jambu com formiga é um dos mais pedidos da casa, especializada em cafés e doces finos.

Serviço:

Sablê Diamant
Endereço: Rua Doutor José Lourenço, 1.414, Fortaleza
Facebook: @sablediamant1
Instagram: sablediamant

Nenhum comentário:

Postar um comentário