Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 23 de maio de 2016

CRISE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: DOS CINCO DETENTOS ENCONTRADOS MORTOS, TRÊS MORRERAM CARBONIZADOS


Os corpos foram encontrados após uma rebelião

Três internos da Unidade Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal (Carrapicho), em Caucaia, foram encontrados mortos carbonizados na manhã deste domingo (22). A informação foi confirmada pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). Os corpos foram encontrados logo após uma rebelião.
Com as três mortes, chega a cinco o número de detentos mortos neste fim de semana. Os outros dois presos foram assassinados durante rebelião nos presídios do município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. A Perícia Forense fará exame de DNA para identificar os os detentos. A visitação de famílias, prevista para acontecer ainda pela manhã, chegou a ser suspensa.


Conforme a pasta, os conflitos entre os próprios internos resultaram nas mortes de Roberto Bruno Agostinho da Silva, 23, respondia por homicídio; Rian Pereira Paz, 33, respondia por tráfico de drogas; e Daniel de Sousa Oliveira, 22, respondia por homicídio e latrocínio. A situação teve intervenção da polícia e foi contida ainda pela manhã. 
No início da tarde, internos da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL1) iniciou uma nova rebelião. De acordo com a secretaria, às 17h40, policiais e agentes penitenciários dos grupos especializados conseguiram conter a situação.

Fonte: DN
Fotos: Whatsapp do Camocim Polícia 24h

EM TIANGUÁ, ASSALTANTE MORRE E OUTRO FICA FERIDO EM TROCA DE TIROS COM A POLICIA MILITAR


Assaltante morto
Na noite deste sábado (21), por volta das 20h00, próximo o Motel Ele & Ela, as margens da BR 222, em Tianguá, dois indivíduos, assaltaram um senhor de 54 anos e levaram sua moto Honda Bros, ano 2012, de cor laranja, placa OHY-1158. A Polícia Militar fez diligências e por volta das 03h00 da madrugada de domingo (22), os assaltantes foram localizados conduzindo a moto roubada. Ao avistarem o policiamento, o garupeiro passou a atirar contra os policiais. Os PMs revidaram e conseguiram atingir com um tiro na perna um dos assaltantes identificado como José Nilson Pereira Martins, 20 anos, natural de Sobral e residente em Tianguá. O outro conseguiu fugir. O indivíduo atingido foi preso e socorrido ao Hospital Madalena Nunes, em seguida iniciou-se as buscas ao segundo assaltante. 

José Nilson Pereira Martins
Por volta das 06h30 da manhã a moto roubada foi encontrada abandonada no bairro do Ceasa. Nesse momento José Nilson, que já estava preso, informou que o seu comparsa estaria escondido na casa dele, localizada nas proximidades do Posto de combustíveis Beta, perto da CE que dá acesso a Viçosa. Ao chegar no local, o Policiamento foi recebido a bala pelo segundo assaltante, identificado pelo apelido de “Capital”, o qual efetuou vários disparos contra os Policiais que revidaram e atingiram o indivíduo, que ainda foi socorrido ao hospital Madalena Nunes, porém, veio a óbito. “Capital” foi identificado como Marcelo Vieira da Costa, 23 anos, sendo o revólver do assaltante (calibre 38), apreendido. O outro indivíduo, José Nilson, foi  conduzido para a Delegacia Regional de Tianguá, onde foi apresentados ao Delegado Dr. Márcio, e autuado por tentativa de homicídio e roubo.
A ação foi desencadeada num trabalho em conjunto entre os PMs do Ronda do Quarteirão e Força Tática de Tianguá, que estão de parabéns pela ação bem sucedida.


Fonte: Ibiapaba 24 horas

Polícia Federal deflagra a 29ª etapa da Operação Lava Jato


lava jatoA Polícia Federal (PF) está nas ruas para cumprir mandados referentes à 29ª fase da Operação Lava Jato desde a madrugada desta segunda-feira (23/05) em Brasília, Pernambuco e no Rio de Janeiro. A ação foi batizada de “Repescagem”.
Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e dois mandados de prisão temporária.
A prisão preventiva é contra João Cláudio Genu. Também estão sendo cumpridos dois mandados de busca na casa e no apartamento dele, no Rio de Janeiro.
As prisões temporárias são contra: Lucas Amorim Alves e Humberto do Amaral Carrilho.
Os policiais também cumprem um mandado de busca e apreensão na casa de Antônio Gontijo de Rezende.
A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado.
Os mandados foram expedidos em procedimento que investiga os crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva a ativa envolvendo verbas desviadas do esquema criminoso revelado no âmbito da Petrobras.
Segundo a PF, um dos investigados foi assessor do ex-deputado federal José Janene e tesoureiro do Partido Progressista. “Foi, juntamente com o deputado, denunciado na Ação Penal 470 do STF (Mensalão), acusado de sacar cerca de um milhão e cem mil reais de propinas em espécie das contas da empresa SMP&B Comunicação Ltda., controlada por Marcos Valério Fernandes de Souza, para entrega a parlamentares federais do Partido Progressista, no escândalo criminal conhecido vulgarmente por Mensalão”, disse a PF.
Segundo a PF, surgiram elementos probatórios que apontam a participação do investigado também no esquema criminoso que vitimou a Petrobras. As investigações apontam que ele continuou recebendo repasses mensais de propinas, mesmo durante o julgamento do Mensalão e após ter sido condenado, repasses que ocorreram pelo menos até o ano de 2013.
28ª fase
A 28ª fase, batizada de “Vitória de Pirro”, foi deflagrada no dia 12 de abril. A investigação focou na cobrança de propinas para evitar convocação de empreiteiros em comissões parlamentares de inquérito sobre a Petrobras em 2014 e 2015.
Foram presos o ex-senador Gim Argello, o assessor dele Paulo Cesar Roxo Ramos e o secretário-geral da Câmara Legislativa do Distrito Federal Valério Neves Campos. Os dois últimos tiveram a prisão temporária vencida e foram soltos.
Gim cumpre mandado de prisão preventiva e está detido no Complexo Médico-Penal, em Pinhais. Paulo Roxo também está detido no complexo médico.
Gim, à época, era membro da CPI no Senado e vice-presidente da CPMI, da Câmara e do Senado. Ele foi senador entre 2007 e 2015. O nome da operação significa uma vitória obtida a alto custo.
O nome de Argello pareceu nas delações do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) e do dono da UTC, Ricardo Pessoa. O Ministério Público Federal (MPF) diz que há evidências de que o ex-senador pediu R$ 5 milhões em propina para a empreiteira UTC Engenharia e R$ 350 mil para a OAS. As duas empresas são investigadas na Lava Jato.
Os recursos foram enviados a partidos indicados por Gim – DEM, PR, PMN e PRTB – na forma de doações de campanha. O procurador Carlos Lima afirmou que o esquema de travestir propinas em forma de doações aparentemente legais “já existe e há muito tempo”.
Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário