Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Lula diz que já convidou Trump para vir ao Brasil na COP30

 

© Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (13) que mandou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ontem, convidando-o para vir ao Brasil durante a realização da COP30, em Belém (PA), marcada para novembro. 

Segundo Lula, o evento no Brasil será “a COP da verdade”.

“A COP 30 Vai ser a COP do que nós queremos cobrar dos governantes do mundo, se eles acreditam ou não no que os cientistas falam de que o mundo tá passando por gravíssimos problemas. Eles vão ter que dizer se acreditam ou não que nós precisamos tomar muitas providências para evitar que o planeta tenha o aquecimento acima de 1,5ºC. Eles vão ter que dizer se acreditam ou não nos problemas que nós estamos tendo no clima no mundo inteiro. Porque a partir daí nós vamos tomar decisões”, disse o presidente.

Lula participou da abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), no Palácio do Planalto.

O presidente destacou que os países ricos têm uma dívida de mais de US$ 1,3 trilhão por ano por causa das mudanças climáticas.

“Todo mundo que defende a floresta em pé e que não conhece a Amazônia tem que saber que embaixo de cada copa daquela árvore, mora um extrativista, mora um indígena, um pescador, um pequeno trabalhador rural que precisam sobreviver”.

Por Agência Brasil


Procurador emite parecer contra pedido de deputado para adotar nome “Carmelo Bolsonaro”


A solicitação de Carmelo Neto foi analisada pelo procurador Rodrigo Martiniano Ayres.
Rogério Brito     site miséria

Carmelo Neto ao lado do ex-presidente Bolsonaro Foto: Divulgação

O pedido do deputado estadual Carmelo Neto (PL) para alterar seu nome parlamentar para “Carmelo Bolsonaro” recebeu parecer contrário da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

A solicitação foi analisada pelo procurador Rodrigo Martiniano Ayres. No documento, ele explica que o Regimento Interno determina que o nome parlamentar deve se restringir a nome e prenome, ou a duas combinações dessas formas, admitindo alterações apenas para evitar coincidências.

O regimento também admite apelidos ou cognomes, mas exige vínculo real e notório entre o nome escolhido e a identidade pública do parlamentar. O parecer será agora encaminhado à Mesa Diretora, que decidirá se acata ou rejeita a recomendação.

O requerimento foi apresentado por Carmelo ao Departamento Legislativo no último dia 30. No ofício, o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não apresentou justificativa para a mudança.

Nesta terça-feira (12), em Juazeiro do Norte, o vereador Boaz das Rotatórias (PL) anunciou em plenário que pretende adotar o nome parlamentar “Boaz do Bolsonaro”, também em apoio ao ex-presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário