Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 25 de junho de 2024

Brasil reconhece quadrilhas juninas como manifestação cultural nacional

 


Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
Dança tradicional dos festejos juninos, a quadrilha foi reconhecida, nesta segunda-feira (24), Dia de São João, manifestação da cultura nacional. Parte essencial de uma das festas populares mais fortes no Brasil, o bailado trazido por europeus no século 19 ganha as quadras de todo o país neste mês de junho, em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João.

A lei 14.900, publicada no Diário Oficial da União, adicionou a quadrilha ao texto de uma lei sancionada em 2023, que já reconhecia os festejos juninos. Além dos pratos tradicionais, a fogueira e as apresentações das danças típicas compõem as festividades, responsáveis por movimentar o turismo e aquecer a economia nesta época do ano.

De acordo com o Ministério do Turismo, as festas populares devem mobilizar mais de 21,6 milhões de pessoas, sendo que grande parte seguirá em direção ao Nordeste, onde a tradição ganha dimensões expressivas, como no município de Caruaru, em Pernambuco. Ali, são esperadas mais de 4 milhões de pessoas em 72 dias de arrasta-pé. A expectativa é que a quadra junina impacte a economia local em R$ 700 milhões.

Em Campina Grande, na Paraíba, são esperadas 3 milhões de pessoas em 33 dias de festa, onde ocore a maior competição de quadrilhas do país. Ceará e Bahia aparecem logo em seguida como os estados do Nordeste de festejos mais populosos, com públicos esperados de 2 milhões e 1,5 milhão respectivamente.

Já no Sudeste, Minas Gerais tem expectativa de um aumento de 20% dos participantes nas celebrações populares em diversos municípios, atingindo um público de 3 milhões de pessoas em dois meses. Em São Paulo, o arrasta-pé deve movimentar 500 mil participantes, em 300 municípios, informa o Ministério do Turismo.

Na Região Norte, a capital de Roraima, Boa Vista, promete mobilizar 370 mil pessoas e movimentar R$20 milhões. Já em Palmas, no Tocantis, 60 mil pessoas devem celebrar os santos, em cinco dias de festa do tradicional Arraiá da Capital.

Com informações da Agência Brasil.

Raio apreende quatro submetralhadoras e duas armas artesanais, no interior do Ceará

Foto Polícia Militar do Ceará
 

Após uma denúncia anônima, os policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) realizaram a apreensão de quatro submetralhadoras e duas armas artesanais em Crateús. As armas foram encontradas na localidade de Lagoas, na CE-469, no último sábado (22). Elas estavam enterradas próximo a uma casa abandonada. 

As submetralhadoras de calibre.9 mm e as duas armas artesanais são consideradas antigas. Ninguém foi preso..

O material foi levado a Delegacia de Crateús, unidade da Polícia Civil do Ceará (PCCE), onde os procedimentos cabíveis foram registrados.

Com informações do Ceará News.

Radialista William Vasconcelos morre em Sobral

Foto Reprodução
 

Sobral perdeu um dos seus principais comunicadores, William Vasconcelos, conhecido por seu trabalho nas emissoras de rádio locais. Ele morreu neste último domingo (23). O radialista passou por momentos difíceis em sua saúde desde o ano passado. 

William Vasconcelos foi um renomado comunicador de Sobral, atuando principalmente no meio esportivo através das emissoras de rádio locais. Ele foi reconhecido por seu trabalho e pela influência que exerceu sobre uma geração de profissionais na região.

A comunidade esportiva e colegas de profissão lamentaram a morte do comunicador.

Con informações do Ceará News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário