O delegado de Polícia Federal, Valdecy Urquiz, foi indicado pelo comitê da entidade para o cargo de secretário-geral da Interpol. O nome será apreciado em assembleia marcada para novembro.
Pela primeira vez na história, a Interpol, rede internacional de policiais, deve passar a ser comandada por um brasileiro. Nesta terça-feira (25) o delegado de Polícia Federal, Valdecy Urquiz, foi eleito secretário-geral do órgão. Nesta posição ele passará a ser responsável pela parte organizacional da entidade, o que na prática o coloca no comando do órgão internacional.
A eleição de Urquiz para o cargo coloca fim a uma hegemonia que já durava mais de um século, pois até este momento o comando da Interpol alternou-se entre europeus e norte-americanos. Destaca-se que Valdecy Urquiz já é vice-presidente da Interpol nas Américas. Dentro da PF ele exerce o cargo de diretor de cooperação internacional.
O brasileiro recebeu oito votos, já o seu concorrente direto na disputa anotou apenas três indicações. O agente nacional estava concorrendo com um membro das forças policiais inglesas.
Pontua-se que o nome do brasileiro será levado para apreciação de todos os países que compõem a rede internacional de policiais, ao todo são 195 nações. A perspectiva é de que o nome dele seja ratificado, e então o Brasil assuma a coordenação.
Informações trazidas pela CNN Brasil apontaram que o presidente Lula (PT) teria agido para articular a vitória do delegado brasileiro. A jornalista Tainá Falcão afirmou que o presidente ligou para os Chefes de Estado dos países que integram o comitê eletivo, a fim de defender uma indicação nacional como a mais acertada.
Mulher que era comerciante em Campos Sales morreu em hospital de Crato dias após acidente
Uma comerciante de Campos Sales morreu esta manhã num dos leitos dos Hospital São Raimundo de Crato
Uma comerciante de Campos Sales morreu esta manhã num dos leitos dos Hospital São Raimundo de Crato. Por volta das 7 horas desta segunda-feira o hospital informou aos familiares sobre o óbito da comerciante Glaira Michele de Souza, de 44 anos, que residia no bairro Aparecida em Campos Sales. Há duas semanas, naquele município, ela tinha se envolvido num acidente quando caiu de sua moto e sofreu fratura numa das pernas.
Nessa nova etapa do tratamento, Michele estava sendo submetida a uma cirurgia no joelho e houve complicações no quadro clínico em que deve ter sofrido parada cardíaca e não resistiu. A mesma era dona de uma loja de variedades na Rua Júlio Norões no centro de Campos Sales e tinha um único filho de 12 anos. O corpo de Michele foi necropsiado na Perícia Forense de Juazeiro e a família agendou o sepultamento para às 11 horas desta quarta-feira no Cemitério de Campos Sales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário